Vacinação contra a pólio continua em todas as unidades de saúde dos bairros e interior

A vacina é aplicada em crianças de 1 a 4 anos de idade e está disponível em todas as 31 salas de vacinação, dependendo da rotina de cada uma

A vacina continua disponível em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi

Após o Dia D da Pólio realizado em cinco praças de Linhares no último sábado (1o.), a secretaria municipal de Saúde informa que a vacina contra a poliomielite para as crianças entre 1 e 4 anos, continua em todas as unidades de saúde dos bairros e do interior, durante essa semana. Portanto, os pais que ainda não levaram os filhos para vacinar contra a paralisia infantil, ainda dá tempo de levar a criança para tomar a gotinha. Na ação, foram vacinadas 337 crianças.

A vacina está disponível de forma gratuita em todas as 31 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, dependendo da rotina de cada uma. É necessário levar a carteirinha de vacinação da criança, que, obrigatoriamente, precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jacklene Ramos, Linhares precisa superar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90% do público-alvo vacinado. Linhares possui 11.256 crianças aptas para receber a gotinha, e imunizou até o momento 5.960, que represneta 45,6% deste público.

“A campanha vai continuar durante a semana para que possamos vacinar todas as crianças nessa faixa etária, garantindo 100% de crianças vacinadas contra a paralisia infantil. Por isso é importante que os pais levem seus filhos para tomar a dose oral da vacina”, explicou Jackelene.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral. A doença pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção é feita por meio da vacina, que é extremamente segura e não há contraindicações.

Linhares possui 11.256 crianças aptas para receber a gotinha, e imunizou até o momento 5.960, que represneta 45,6% deste público.