Agentes da Guarda Municipal de Linhares concluem curso de porte de arma letal

Ao todo, 51 guardas municipais integraram a turma de conclusão do Programa de Treinamento Regular (PTR). Fotos: secretaria municipal de Segurança Pública.

Foi concluído na última semana o curso de capacitação e aperfeiçoamento da Guarda Municipal (GM) com o treinamento prático de arma de fogo. A atividade final foi realizada num estande de tiro que fica localizado na rodovia que liga Linhares ao balneário Pontal do Ipiranga. Durante a qualificação, os instrutores aplicaram provas de tiro de precisão, tempo e saque rápido, em alvos coloridos e humanóides. Ao todo, 51 guardas municipais integraram a turma de conclusão do Programa de Treinamento Regular (PTR).

“O programa de qualificação e aprimoramento da Guarda Municipal é fundamental para ampliar a segurança dos linharenses. As atividades aprimoram ações básicas do guarda que são empregadas no dia a dia, passando desde simples abordagens até o uso da força. Como o curso é anual, onde toda GM deve passar, nós já estamos preparando a próxima edição”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Jones da Silva Mattos.

O programa de capacitação tem duração de aproximadamente 500 h/a com atividades teóricas e práticas. Além da revisão de legislação e fiscalização, o curso também reforça várias ações operacionais da Guarda Municipal. Além do teste final de tiro, os agentes de segurança também passaram por aulas de manuseio e limpeza do armamento e técnicas de algemação.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, informou que a qualificação é importante para a corporação, pois traz as condições necessárias para que o serviço de segurança pública realizado pela instituição atenda as necessidades do cidadão. “O curso é necessário para manter a corporação apta a desenvolver seu serviço com eficiência, já que o trabalho de segurança pública requer do operador cada vez mais qualificação para cumprimento da sua missão”, disse.

Durante as duas semanas de curso, e equipe de instrutores ainda aplicou treinamentos de defesa pessoal, corpo a corpo, combate em ambiente fechado, jiu jitsu, retenção de armamento, entre outros. A prestação de atendimento pré-hospitalar também foi aplicada, na presença de profissional da saúde. Com relação às atividades teóricas, foram revisados itens da legislação e decretos, assim como as atuais atribuições da Guarda Municipal.

O guarda municipal Renato Lima de Oliveira enaltece a necessidade dos temas desenvolvidos durante as aulas teóricas. “As aulas foram realizadas com temas de extrema importância e numa carga horária que nos deu tempo para reflexão dos assuntos abordados, que vão além do simples manuseio do armamento, mas também esclarecimentos sobre tomada de decisões”. 

Para o instrutor e Policial Civil, Dilson Vicente Nunes, que conduziu o treinamento de tiro, garantir a qualificação do efetivo é primordial, uma vez, que a Guarda Municipal está cada vez mais inserida no cenário da segurança pública. “Além do uso de armas de fogo, também aprimoramos a utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo e uso determinado da força até as abordagens de rua”, afirmou.