Caminhada vai celebrar Dia Internacional do Idoso neste sábado (24) em Linhares

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no próximo dia 1º de outubro, a equipe do projeto Vivenciarte da secretaria municipal de Assistência Social, vai promover neste sábado (24), a primeira Caminhada da Pessoa Idosa em Linhares. Na ocasião, mais de 300 idosos assistidos nos sete Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares vão participar do evento pelas ruas e avenidas do bairro Três Barras.

A concentração será às 15 horas no Complexo de Esporte e Lazer do bairro Três Barras.

Com um percurso de 2 quilômetros, a caminhada terá o intuito de oportunizar a socialização, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e incentivar a prática de atividades físicas aos idosos no município.

A concentração será às 15 horas no Complexo de Esporte e Lazer do bairro Três Barras. De lá, os vovôs e vovós irão percorrer pela Avenida Genésio Durão, seguindo em direção à Rua Garcia Durão, passando pela Avenida Dr. Palmeira José da Silva até chegarem novamente no complexo.

No complexo, os idosos também poderão cuidar da saúde por meio do ônibus do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps) que estará estacionado no local ofertando diversos atendimentos como aferição de pressão, verificação de glicemia capilar e testes rápidos para a detecção de IST’s.

Além disto, os vovôs e vovós irão participar de atividades recreativas como alongamento, dança, entre outras. Eles também receberão atendimentos dos estudantes dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Educação Física da Faculdade Pitágoras. Já a criançada contará atividades recreativas.

Todos os participantes da caminhada irão ganhar uma camiseta do evento, uma squezze, além de uma medalha de participação. Durante o percurso os idosos contarão com apoio de ambulâncias e dos agentes de trânsito da Prefeitura que irão organizar o trânsito durante o percurso da caminhada.

A caminhada é promovida pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o projeto Vivenciarte, e conta com o apoio do Naps, Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Delegacia da Pessoa Idosa e Faculdade Pitágoras.