Alunos do PIQ são aprovados em processo seletivo para curso online de Programador de WEB no Ifes Cachoeiro

Após adquirirem conhecimentos e se destacarem nas aulas do curso de Programador de Sistemas do Programa Integrado de Qualificação (PIQ) da Prefeitura de Linhares, os alunos Diego Henrique Alves, Jean Fabio de Almeida Bezerra, Jeanderson Araujo Silva, Italo Costa dos Santos e Vilany Basilho Brito, foram aprovados no processo seletivo do programa ‘Reprograma-se’ no nível de Formação Continuada de Qualificação para ingresso no curso de Programador de WEB. O curso será ofertado na modalidade à distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cachoeiro de Itapemirim.

O curso será ofertado na modalidade à distância pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cachoeiro de Itapemirim. Fotos: Kevyn Fracalossi.

As aulas terão início na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, e durante os oito meses de estudo, os alunos contarão com orientações de profissionais capacitados como professores formadores, professores mediadores e o apoio de monitores. Além disso, os alunos contarão com o apoio e orientação de forma presencial no polo de apoio do Município.

Quem ficou muito feliz com a conquista é Vilany Basilho Brito. Segundo ela, a aprovação no processo seletivo só foi possível graças ao PIQ. “Os conhecimentos que adquiri no curso de Programador de Sistemas do PIC junto com os professores Carlos Alexandre Gastaldi e Welton Castoldi, foram primordiais para o meu resultado no processo seletivo, pois eu não tinha experiência nenhuma na área de programação. Vou aproveitar mais esta oportunidade que terei pela frente, para que no futuro eu possa ser mais uma mulher a ingressar como profissional qualificada no mercado de trabalho”, afirmou. 

Vilany Basilho Brito ficou muito feliz com a conquista.

“Todo esforço durante as aulas do PIQ foi muito válido para que eu estivesse entre os classificados. Agora, é se emprenhar para garantir mais conhecimento e se tornar um profissional dedicado. Agradeço a Prefeitura por investir na qualificação profissional dos jovens na cidade”, agradeceu Italo Costa Santos, de 18 anos.

Italo Costa Santos também fiocu bastante satisfeito ao ver seu nome na lista dos classificados.

“O PIQ tem despertado nas pessoas o desejo de buscar novas oportunidades, seja de aprendizagem ou profissionalizante. E isso é uma forma de garantir para os mesmos a autonomia e protagonismo para transformarem suas histórias de vida”, destacou a coordenadora do PIQ, Ivonete Souza Santos.

PIQ – Programa Integrado de Qualificação de Linhares

É um plano de ações da Prefeitura de Linhares para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia, com conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e para auxiliar os cidadãos na entrada e permanência no mercado de trabalho formal.

Até o final deste ano, mais de 2 mil pessoas serão qualificadas por meio dos cursos do PIQ, em parceria com o Sesi/Senai/Senac com investimentos de quase R$ 2 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares.

Em sua primeira edição, em 2012, o PIQ garantiu a qualificação de mais de 5 mil linharenses.