Mais de 600 contentores são implantados para coleta de lixo domiciliar em Linhares

Para reforçar os serviços de limpeza urbana do município, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), tem disponibilizado contentores de lixo em diversos pontos estratégicos da cidade. Ao todo são mais de 600 equipamentos instalados na sede e no interior do município.

Os equipamentos – com capacidade para 1.000 litros cada – são destinados, especialmente, à coleta de lixo domiciliar e, em alguns casos, para o recolhimento de resíduos recicláveis nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos em escolas e Unidades de Saúde.

Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, os contentores são de uso coletivo, por isso é importante que as pessoas os utilizem de forma consciente. “Manter a cidade limpa é um dever de todos. No entanto, muitos cidadãos insistem em realizar o descarte irregular do lixo. É comum que nossas equipes se deparem com contêineres desviados de suas funções, com entulho ou sobrecarregados de lixo comercial”, diz o secretário da pasta, João Cleber Bianchi.

De acordo com o artigo 33 do Código Municipal de Postura, os materiais compreendidos como restos de construção civil, entulhos provenientes de demolições, matérias excrementícias, bem como terra, folhas e galhos dos jardins e quintais particulares, além dos resíduos de fábrica, comércios e dos lotes baldios, devem ser removidos à custa dos proprietários ou moradores do imóvel.

“A lei é clara quanto ao tipo de material que é recolhido pelas equipes de limpeza urbana do Município. Contudo, notificações são geradas constantemente para a remoção de areia, pedras, tijolos, telhas e demais materiais, que também são depositados irregularmente sobre calçadas e vias públicas”, informa o diretor do Departamento de Fiscalização e Postura, Laurindo Charles.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano alerta sobre o mau uso dos contentores e pede à população que denuncie ações como essa pelos telefones (27) 3372 2120 e 98115 2173.