Construção de caixas secas é tema de reunião em Santa Rosa

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares esteve reunida com os produtores da região de Santa Rosa, onde estão concentrados os maquinários para a construção de caixas secas. A pauta do encontro foi a importância da abertura dos reservatórios, que tem como função principal a retenção da água da chuva para infiltração no solo, evitando a erosão e retendo sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais.

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, pontuou que desde 2017 a elaboração e execução das caixas, que consiste em uma técnica de abertura de reservatórios escavados às margens das estradas e nos carreadores, que são acessos dentro das lavouras, são priorizadas no Município as localidades com necessidade de intervenção na recarga hídrica de seus afluentes.

“Delimitamos esses locais próximos a córregos importantes, que chamamos de microbacias hidrográficas. Após essa delimitação, iniciamos a abertura de caixas secas mensuradas em estradas vicinais e carreadores no interior dos imóveis rurais, visando o aumento da infiltração de água da chuva para o subsolo”, citando que a técnica é parte integrante do Programa Municipal de Conservação de Solo e Água.

Até o final do mês de julho, quase 8 mil caixas secas foram escavadas nos distritos de Farias, São Rafael, Desengano, Japira/Doutor Jones e Pedrolândia/ Humaitá. Juntas, as caixas têm capacidade de infiltração de 240 milhões de litros de água por ano, considerando precipitação dentro da média anual da região.

A abertura de caixas secas traz uma série de benefícios, dentre eles podemos citar:

– Perenização das nascentes (nascentes correndo por um período maior ao longo do ano);

– Retenção de sedimentos sólidos evitando o assoreamento dos mananciais;

– Aumento da vazão de água nas nascentes da microbacia;

– Estradas e carreadores em melhor estado de conservação.