Saneamento: obras da nova Estação Elevatória de Esgoto avançam na Linha Verde

As obras do novo sistema de esgotamento sanitário avançam no trecho da Linha Verde, compreendido entre os bairros Lagoa do Meio, Jardim Laguna e Palmital. O projeto de recuperação da qualidade das águas da lagoa, que é um dos principais cartões postais da cidade, inclui a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto (EEEB).


A EEEB Linha Verde vai regularizar o lançamento de esgoto clandestino no curso hídrico, que tem recebido indevidamente parte do esgoto residencial da redondeza. Por isso, conforme a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, uma rede de 200mm de diâmetro e de 150mm foram propostas para a região, a fim de suprir a rede já existente.


De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), o projeto do sistema de esgotamento sanitário foi dimensionado para população total no início do plano, estimada em 2.000 habitantes, com horizonte de projeto de 20 anos, e com uma taxa de crescimento anual de 2,57% (taxa obtida no IBGE), com o intuito de coletar os resíduos de parte dos bairros Lagoa do Meio, Palmital e Jardim Laguna II.


Em ambos os trechos da lagoa está sendo implantado 1.845 metro de rede coletora de esgoto. No trecho 1 da Linha Verde são finalizadas as obras da Estação Elevatória de Esgotamento Bruto (EEEB), com vazão (Q) de 2,858 l/s, e um reservatório de acúmulo com capacidade de armazenamento de 196.000 mil litros de esgoto.


Esgoto clandestino
Em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) e o Saae Linhares, foram identificadas inúmeras ligações clandestinas de esgoto em imóveis localizados nas proximidades das lagoas urbanas do município.


E para reduzir os efeitos do lançamento irregular de esgoto nos mananciais, em 2021, a autarquia realizou 700 ligações de esgoto no município, além de 956 ligações de água. O trabalho continua, além de ações de conscientização junto às comunidades.


Por se tratar de crime ambiental, o lançamento de esgoto irregular em rios e lagoas pode acarretar multa de até R$ 10 mil ao proprietário do imóvel.