Tablets e notebooks são distribuídos às escolas da rede municipal de ensino de Linhares

O prefeito Bruno Marianelli e a secretária de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli iniciaram nesta quarta-feira (10/8), a distribuição de 1.481 tablets para alunos dos 8º anos das escolas de Ensino Fundamental, e mais 700 notebooks para atender a equipe pedagógica e administrativa das 103 unidades de ensino da rede municipal, incluindo as instaladas no campo.

Tablets e notebooks são distribuídos às escolas da rede municipal de ensino de Linhares. Fotos: Kevyn Fracalossi.

A primeira escola a receber os notebooks foi o Ceim Olga Bortot Molina, no bairro Canivete. A diretora Eliana Wagner Moreira comentou sobre a representatividade da chegada dos equipamentos.

“Esse tem sido um momento ímpar para a nossa escola. A tecnologia é essencial em qualquer segmento e na Educação Infantil não seria diferente. Esses aparelhos vieram para somar, seja no trabalho de pesquisa ou lançamento de dados, por exemplo. É uma ferramenta indispensável para o professor que busca na Internet muitas inspirações para os trabalhos desenvolvidos em sala de aula”, disse a diretora.

Na Emef Maria da Penha Pazito, no bairro Interlagos, segunda a receber os notebooks, e a primeira contemplada com essa remessa de tablets destinada aos 8º anos, a aluna Ana Maria Souza Soares, de 13 anos, agora vai contar com a ferramenta em seus estudos. “Esses notebooks são uma forma mais criativa, porque conseguimos acessar a Internet que tem os conteúdos mais acessíveis. Às vezes procurar no livro demora mais tempo e na Internet tudo é mais rápido. Achei uma ideia revolucionária que vai contribuir com meus estudos”, disse a aluna.

Ana Maria Souza Soares – aluna do 8º ano da Emef Maria da Penha Pazito.

O prefeito ressaltou que é preciso conectar mais a cidade e levar tecnologia às escolas é indispensável nesse processo. “A pandemia acelerou a introdução da tecnologia nas escolas. Esse é um dia muito importante para a história da Educação de Linhares, pois essa ferramenta é um instrumento que oportuniza alunos e professores a novas possibilidades de aprendizado. Quanto mais inseridos os alunos estiverem na área tecnológica, maiores serão as oportunidades de alcançarem o que desejam no futuro e com sucesso”, destacou o prefeito.

Bruno Marianelli – prefeito de Linhares.

O professor de Língua Português da escola do Interlagos, José Elizeu Lorenzutti, comentou sobre a introdução desta tecnologia. “É uma alegria ver os alunos recebendo os tablets e nós professores participando desse processo que é um grande avanço. Uma ferramenta de alta tecnologia que vai permitir que nós professores possamos oferecer ainda melhor o nosso trabalho e os alunos encontrarem um campo vasto para aprender mais. Obrigada ao Município pelo esforço para que isso acontecesse”, frisou Lorenzutti.

José Elizeu Lorenzutti – professor de Língua Português da Emef Maria da Penha Pazito.

Os alunos dos 9º anos da rede municipal já contam com os tablets desde o ano passado para auxiliar nos estudos aplicados em sala de aula, conforme informou a secretária de Educação Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, que pontua, ainda, que a entrega será gradativa, ou seja, serão atendidos na sequência alunos dos 7º e 6º anos, respectivamente.

“A implantação da tecnologia na educação era aguardada ansiosamente por nós. Esse é um momento de alegria, porque concretizamos o sonho de fazer chegar às escolas ferramentas que conectam os alunos com tudo que há de melhor na educação, para que o aprendizado seja mais atrativo. Os notebooks que chegarão a todas as  escolas do campo, de Educação Infantil, Anos Iniciais ou Finais, também vem para enriquecer e agilizar os processos, sejam eles administrativos ou pedagógicos”, explicou a secretária.