Alunos de escola do Santa Cruz são protagonistas no projeto digital “Cultivando Escritores”

Na Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, estudantes do 5º ano são protagonistas do projeto “Cultivando Escritores”, uma revista digital criada pelo professor Gabriel Hulle Cardoso. No canal, são publicados conteúdos produzidos pelos alunos como desenhos pintados à mão, entrevistas, contos e fábulas reescritas pelos estudantes que podem ser acessados em gabrielcardoso3005.wixsite.com/escritores.

O professor conta que para educar pela leitura e proporcionar a construção do conhecimento pelo próprio estudante, uma vez por semana é lido um conto em sala de aula e, a partir daí eles reescrevem a história conforme o seu ponto de vista, usando a criatividade. Os conteúdos que se destacam são publicados na revista eletrônica.

O aluno Kayki Souza Siqueira comentou sobre a experiência de participar do projeto.  “Achei a revista incrível. Fiquei encantado em ver meu texto na revista. No site nossa história ganha vida e é possível visualizar os personagens da história. Meus pais amaram a ideia do professor Gabriel”, comentou.

A revista também possui acesso a jogos educativos em que os estudantes podem aprender se divertindo em casa. “A revista está servindo como motivação para os estudantes que ficam encantados quando veem os textos deles publicados na plataforma, fazendo com que busquem saber como se escreve corretamente as palavras. Os próprios pais dos alunos também podem acessar em casa os contos que estão sendo produzidos”, pontuou.

A diretora da escola, Maria Aparecida Santos da Silva Celestino, disse que o projeto chegou para agregar os conhecimentos dos alunos.  “É um projeto inovador, pois integra tanto a valorização das obras produzidas pelos alunos, quanto a necessidade dos mesmos aprenderem mais sobre os meios digitais”, frisou.

O projeto terá duração em todo o ano letivo. A proposta é que os estudantes adquiram habilidades e competências para elaboração de histórias e contos na web, e também reflitam sobre a prática da escrita e leitura para construção do aprendizado.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, destacou que o projeto abre portas para novas descobertas, com oportunidades dos alunos manifestarem suas opiniões e usarem a criatividade, tão importantes no processo de ensino aprendizagem.

“Parabenizo o professor Gabriel pelo incentivo em trabalhar em sala aula um projeto que inclui recursos tecnológicos, que ganharam tanta força nesse momento de pandemia, e permite que os estudantes sejam protagonistas, mostrando o que sabem e aprendendo novos conceitos”, frisou a secretária.