Escola em tempo integral do Palmital promove feirão para escolha das disciplinas eletivas pelos estudantes

O Centro Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral (CMEFTI), construído no bairro Palmital pela Prefeitura de Linhares, iniciou um dos momentos mais aguardados pelos estudantes: o Feirão das Eletivas, ocorrido nesta quarta-feira (16/3). O feirão é um momento em que os estudantes escolhem qual conteúdo diversificado no currículo escolar quer estudar ao longo do primeiro semestre.

Fotos: SECOM/Felipe Reis

As responsáveis pela equipe de implantação da escola, Segina Petri e Ingrid Salaroli, explicaram que as disciplinas eletivas são componentes curriculares temáticos da parte diversificada com caráter obrigatório, porém de livre escolha dos estudantes. Para isso, os professores apresentaram aos estudantes as propostas de eletivas em sala de aula e depois, de forma prática, utilizaram diversos espaços da escola durante o feirão.

“As “Disciplinas  Eletivas”  objetivam diversificar,  aprofundar  e/ou enriquecer os  conhecimentos   e conteúdos oferecidos pelas disciplinas da Base   Nacional   Comum   Curricular (BNCC), considerando   a   interdisciplinaridade enquanto eixo metodológico para buscar a  relação  entre  os  temas  explorados, respeitando   as   especificidades   das diferentes   áreas   de   conhecimento, possibilitando ao estudante a construção de  parte  do  seu  currículo  por  meio  da ampliação,   da   diversificação   e/ou aprofundamento de conceitos”, explicou a equipe gestora.

As nove eletivas propostas aos estudantes foram: Pequenos Empreendedores; Reciclar, criar e plantar é só começar; Brincadeiras da hora; Aprender brincando; Pequenos cientistas; Arteterapia; Sou artista; O que eu quero ser?; De boom! E Puff! A história é construída.

Cada estudante poderá escolher uma eletiva e a Sarah Faini, do 5º ano, já tem as suas preferências. “Estou achando tudo legal e gostando muito do que está acontecendo nessa nova escola. Sobre as eletivas, achei bem diferente e, ao mesmo tempo, divertido a gente escolher qual queremos participar. Tenho três opções, mas acho que gosto mais do assunto empreendorismo”, disse a moradora do bairro Jardim Laguna.

O estudante poderá escolher uma eletiva e a Sarah Faini, do 5º ano, já tem as suas eletivas preferidas.

O gestor escolar, Diego Calefe, comentou que ao final do período estabelecido será realizada a culminância das eletivas, junto aos familiares e a comunidade escolar. “A eletiva é um momento em que o estudante pode escolher o que irá estudar durante o semestre. Nesse processo ele escolhe a eletiva que mais se identifica e tem interesse, sempre trabalhando com as disciplinas da BNCC. Em julho teremos a culminância encerrando as eletivas semestral”, explicou o Calefe.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, pontuou que os momentos acontecerão com duas aulas semanais sequenciadas, em que os professores vão atuar conjuntamente para ministrar os conteúdos de forma interdisciplinar.

“Ao decidir por uma Eletiva, o estudante exercita a sua autonomia, bem   como   a   sua   capacidade   de escolha   com   base   num   repertório   ampliado, além de aprender a estabelecer critérios, valorizando o que lhe   interessa   e   o importa   naquele momento de sua vida escolar”, explicou a secretária.