No Dia Mundial do Consumidor, Procon de Linhares promove ação educativa no Centro da cidade e divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2021

No Dia Mundial do Consumidor celebrado nesta terça-feira, dia 15 de março, os fiscais do Procon de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, percorreram as ruas do Centro da cidade para realizar um trabalho de conscientização com os consumidores, afim de assegurar os direitos dos mesmos.

Na oportunidade, os consumidores receberam materiais informativos para esclarecer dúvidas sobre a compra de produtos, contratação de serviços, Código de Defesa do Consumidor, entre outras questões ligadas ao consumo.

Durante a ação, os fiscais também realizaram uma visita nos estabelecimentos comerciais do Centro para orientar os comerciantes quanto ao cumprimento de normas referentes às suas atividades. “Não lavramos nenhuma infração, uma vez que o intuito da visita nesse momento foi somente conscientizar”, pontuou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.

Além dessas ações, o Procon aproveitou a data para divulgar o ranking das empresas com mais reclamações entre o período de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021, por meio do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas.

De acordo com o órgão, nesse período foram realizados 4.627 atendimentos aos consumidores no Município.  Desse total, 161 reclamações foram registradas. Conforme o documento, Assuntos Financeiros continuam liderando o ranking de reclamações, responsável por 54% das demandas.

“infelizmente, apesar das orientações e da ampla atuação informativa e repressiva do órgão, ainda nos deparamos com diversos casos de problemas financeiros relativos a golpes, contestação a contratos e a cobrança de serviços. Vale reforçar que buscar informações, pesquisar e conhecer o fornecedor ou o serviço contratado são essenciais para evitar incidentes na relação consumerista”, orientou o diretor.

Além das empresas de serviços financeiros, instituições bancárias, empresas de telecomunicações, administradoras de consórcios, grandes lojas de comércio a varejo e de departamento também aparecem na lista do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas relativo ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Do total de 4.627 atendimentos realizados no ano passado, 2.380 eram referentes a assuntos financeiros e 672 eram voltados a serviços essenciais (abastecimento de água, distribuição de energia, etc.). Já em 2020, o órgão realizou 4.015 atendimentos aos consumidores.

Atendimento

Em razão da pandemia, o Procon está fazendo atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, por meio de senhas, ou por meio do telefone 27 3372-2129, e do site www.procon.es.gov.br.

O Procon fica localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal.