Prefeitura implanta iluminação de LED em várias comunidades do interior de Linhares

A modernização do parque de iluminação pública de Linhares também chega às comunidades do interior do Município. O programa de eficiência energética vai implantar a tecnologia de LED (Light Emitting Diode) em 15 comunidades e distritos, além de oito pontos específicos, como trevos e acessos a estradas.

Implantação do novo sistema já foi concluído no balneário de Pontal do Ipiranga. Foto: Felipe Reis/PML.

Ao todo são 2.580 pontos de iluminação pública convencional (a vapor de sódio com reatores e vapor metálico) a serem substituídos por tecnologia de LED telegerenciadas. De acordo com o programa, outras localidades serão atendidas.

Conforme a Divisão do Sistema de Iluminação Pública – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semos) –, já foram implantadas 1.150 lâmpadas de LED em Pontal do Ipiranga, Degredo, Agrovila, comunidade São Pedro, assim como no trevo de acesso à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC).

No momento, o serviço está sendo executado no distrito de Povoação, onde serão instaladas 273 lâmpadas de LED. “O programa vai gerar grande impacto às comunidades, especialmente na qualidade de vida e segurança. Além disso, a utilização de energia limpa é uma estratégia sustentável contra o desperdício”, destaca o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Locais a serem atendidos na próxima etapa do programa:

– Trevo de Povoação: 18 pontos

– Residencial Rio Doce: 163 pontos

– Trevo Residencial Rio Doce: 52 pontos

– Acesso ao Residencial Terras Alphaville: 105 pontos

– Trevo do Posto Jequitibá: 13 pontos

– Comunidade São Judas Tadeu: 21 pontos

– Farias: 130 pontos

– Pontal do Ouro: 30 pontos

– Guaxe: 71 pontos

– Desengano: 79 pontos

– Rio do Norte: 38 pontos

– Quartel de Cima: 10 pontos

– Rio Quartel: 234 pontos

– Baixo Quartel: 83 pontos

– Trevo da Brametal: 17 pontos

– Trevo Weg: 18 pontos

–  VTQ Linhares: 75 pontos