Operação Salvamar encerra carnaval sem registrar nenhuma ocorrência de afogamento nas praias de Linhares

Mesmo com o grande número de banhistas que frequentaram as praias de Linhares durante o período de carnaval, equipes da Operação Salvamar não registraram nenhuma ocorrência de afogamento em Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. A ação, que é realizada pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com o Corpo de Bombeiros, segue no litoral do Município até o próximo domingo (6).

De acordo com os dados do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares, entre sexta-feira (25/2) e terça-feira (1º/3), os guarda-vidas não executaram nenhuma ação de resgate e realizaram apenas orientações preventivas a afogamentos. Na ocasião, mais de 500 banhistas foram orientados pelos profissionais que garantiram um carnaval tranquilo e sem transtornos nos três balneários. 

Em Pontal do Ipiranga onde houve o maior fluxo de pessoas no período carnavalesco, o monitoramento aos banhistas foi reforçado com a presença de cinco militares do Corpo de Bombeiros.

O sargento do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Linhares e supervisor da Operação Salvamar, Douglas Soares Miranda, afirma que o verão nas praias de Linhares está sendo um dos mais seguros e tranquilos em todo o Espírito Santo. “Linhares está servindo de exemplo para todo o estado neste verão. Os banhistas estão seguindo as orientações dos guarda-vidas, e por isso, não foi registrada nenhuma morte por afogamento desde o início da alta temporada. E nesse carnaval não foi diferente, pois a operação mostrou que continua sendo eficiente nos três balneários e encerramos esse período sem nenhuma ocorrência grave”, informou.  

Atendimentos no verão

Desde o início do verão, os guarda-vidas já registraram mais de 2 mil atendimentos. Segundo a corporação, até o momento não foram registrados óbitos.

A Operação “Salvamar” conta com 32 guarda-vidas atuando diariamente nas três praias. Os profissionais trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas.