Encontros com pais de alunos com deficiência será realizado em Linhares

O Centro de Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação de Linhares, promoverá um encontro com os pais das crianças com deficiência da rede municipal de ensino para dar início ao projeto "Encontro com pais conscientes". O primeiro acontecerá na próxima sexta-feira, dia 29, às 19h, no auditório do UAB. O objetivo é orientar e estabelecer uma comunicação com os pais, proporcionando conhecimentos que venham auxiliar nos desafios diários da educação dos filhos.

As inscrições para o mesmo estão sendo feitas nas escolas e também poderá ser efetivada no dia do evento. Nesse primeiro momento, serão esclarecidas algumas Políticas Públicas inerentes aos atendimentos nas Salas de Recursos, aspectos pedagógico da Neurociência voltada para a educação, inclusive com sugestões de atividades pedagógicas que auxiliem o desenvolvimento do aluno em casa. Além disso, será abordado o projeto de treinamento esportivo para crianças com deficiência que já está em fase de elaboração para início ainda no primeiro semestre deste ano. 

A responsável pela Educação Especial, Jaqueline Aparecida Alves Duque, disse que cerca de 820 crianças com deficiência estão matriculadas na rede municipal. "Esse encontro vem para atender a uma demanda dos pais que precisam de um olhar especial, de um espaço para tirar dúvidas, um momento para troca de experiências sobre as necessidades da criança. Durante os encontros também vamos levar profissionais de saúde e da assistência social, por exemplo, para explicar como e onde buscar atendimento, o que é de direito da criança. Vamos propor atividades pedagógicas que aproximem ainda mais os pais dos filhos, para que o trabalho feito na escola tenha continuidade em casa. Daremos também uma atenção especial aos pais, para que eles tenham um momento só para eles", explicou. 

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou da importância desses encontros. "É essencial que o município faça um trabalho diferenciado com esse público. É necessário a discussão de temas atuais referentes às diferentes deficiências, Políticas Públicas e estratégias pedagógicas que venham para ajudar no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e físico da criança, melhorando o desempenho no cotidiano escolar e pessoal", frisou.