Caminhada marca combate ao abuso e à exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Com uma caminhada pelas ruas do centro de cidade, a secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, mobilizou a sociedade em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O movimento aconteceu na manhã desta sexta-feira (18).

"Hoje realizamos um chamamento, quando vamos pra as ruas envolvendo as crianças e a comunidade em geral pedindo a todos para combater esse crime que fere tanto nossa sociedade. Nós da prefeitura, com toda equipe da assistência social, queremos dizer que temos problemas, mas estamos lutando, fazendo o enfreamento como nesta ação de hoje e estamos aqui como poder público para intervir e ajudar sempre", frisou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

O secretário Municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, reforçou a importância da ação. "Esta é uma mobilização muito importante na conscientização sobre combate ao abuso e à exploração Sexual contra crianças e adolescentes. Infelizmente o abuso de menores ainda é uma realidade em nosso país e precisamos cada vez mais nos unir no combate e sensibilizar as pessoas para que denunciem", destacou.

A caminhada, que percorreu algumas ruas da cidade, terminou na Praça 22 de Agosto onde foram realizadas diversas apresentações culturais feitas por assistidos dos CRAS do município. Durante o evento teve ainda muita diversão para as crianças com pula-pula, algodão-doce e pipoca.

A ação marcou a mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio, mas a conscientização segue sendo realizada nas escolas do município. O telefone para denúncias contra abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é o Disque Direitos Humanos, basta discar 100.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.