Operação Verão abordou mais de 6 mil motoristas no período de carnaval

A Operação Verão divulgou nesta quinta-feira (3) o balanço de abordagens a motoristas registradas entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março nas principais rodovias de acesso aos balneários de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação. De acordo com os dados do Departamento Municipal de Trânsito (Detro), órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, mais de 6 mil condutores foram abordados por meio da ação nesse período.

A ação visou garantir mais segurança no trânsito durante o período de carnaval. Fotos: Felipe Reis

Dos 6.154 motoristas abordados, 95 deles foram multados por cometerem infrações de trânsito e outros 6 tiveram seus veículos apreendidos. Além disso, um menor de idade foi encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares por desacato aos Policiais Militares e por estar dirigindo um veículo automotor.

Entre as principais infrações mais cometidas foram: dirigir sem estar habilitado; dirigir sem o cinto de segurança e transitar com o licenciamento do veículo vencido. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar.

De acordo com o órgão, os valores das multas ligadas a essas infrações podem chegar até R$880,41, e dependendo da gravidade da infração o condutor poderá perder até 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Douglas Simplício, informa que durante a operação foram desenvolvidas ações de sensibilização e fiscalização, como a distribuição de panfletos informativos, fiscalizações educativas, conduta de circulação, orientação quanto à perturbação do sossego, entre outras ações preventivas.

“Nosso objetivo foi garantir mais tranquilidade aos cidadãos que escolheram o litoral do município para curtir o período carnavalesco, retirando das vias os veículos e motoristas sem condições de circular, evitando assim acidentes”, reforçou o diretor.