Educação de Linhares adere a programa para consolidar alfabetização de crianças matriculadas nas escolas da Prefeitura

Está em fase de implantação na Secretaria Municipal de Educação de Linhares o Programa Educar pra Valer. Dentre os principais objetivos do programa está consolidar a alfabetização até os sete anos de idade e promover melhorias nos índices da Educação Básica. Neste momento, a equipe de formadores está sendo estruturada e o público-alvo das formações são as equipes gestoras e os professores.

A diretora pedagógica, Marta Lúcia Colodetti, explicou que o Programa Educar pra Valer (EpV) foi criado pela Associação Bem Comum, que irá auxiliar e assessorar a Secretaria de Educação de Linhares e suas escolas no avanço da aprendizagem. Em Linhares, o programa recebe o nome de “Alfabetizar pra Valer”.

“O Programa Educar pra Valer presta cooperação técnica aos municípios com a finalidade de apoiá-los na implementação de boas práticas de gestão, tendo por base as evidências e os resultados referenciados na experiência do município de Sobral e no Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Estado do Ceará. Reúne diversas experiências que deram certo no município para apoiar outras regiões e realidades brasileiras”, explicou a diretora.

Os resultados esperados com essa consultoria são: consolidação da alfabetização até os sete anos de idade; elevação do percentual de estudantes no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com as avaliações nacionais; melhoria no fluxo escolar com redução do abandono e aumento da aprovação.

 “Linhares está entre os quatro municípios selecionados no Espírito Santo para participar do programa. Para adesão, houve uma pré-seleção dos municípios e o pré-requisito foi a participação do prefeito municipal e da secretária de Educação que se comprometeram a seguir todos os procedimentos necessários para que essa consultoria seja eficiente”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.

O programa será implementado com um modelo sistêmico de intervenção que articula formação, avaliação e acompanhamento, além de estratégias de gestão de forma muito próxima às escolas com iniciativas como: pactuação de diagnóstico inicial da rede; plano de ação; formação continuada dos gestores; formação dos professores; avaliações diagnósticas; análise dos resultados das avaliações; acompanhamento das escolas e boas práticas.