Nível do rio Doce recua para 5,77 metros e famílias são resgatadas em propriedades rurais

O nível do rio Doce, na tarde desta quinta-feira (13), recuou para 5,77 metros e a tendência é que o volume continue caindo nas próximas horas, conforme a Defesa Civil de Linhares. No entanto, é preciso manter estado de alerta, pois o volume de água tem aumentado na Bacia do Doce, em Minas Gerais – o que provoca maior vazão na Usina de Mascarenhas.

Nesta quinta, as equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros – com o apoio do helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (NOTAER) –, realizaram o resgate de famílias ilhadas em fazendas localizadas nas regiões de Jataipeba, Agrovila e Povoação. Conforme a Defesa Civil, outros resgates devem ser realizados nas próximas horas em localidades do interior.

Além do ginásio do bairro Conceição, a Prefeitura de Linhares criou um novo abrigo para acolher os desabrigados: é o ginásio poliesportivo do bairro Araçá. Lá, cinco famílias estão abrigadas, sendo 15 adultos e oito crianças – duas famílias resgatadas preferiram permanecer na casa de parentes. Já no ginásio do bairro Conceição, há 13 famílias, que totalizam 25 adultos e 10 crianças.

Todos os desabrigados acolhidos pelo Município são assistidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. Elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal.

Os profissionais da secretaria municipal de Saúde atualizam a carteira de vacinação da Covid-19 e da Gripe dos desabrigados, além de passarem por testes para detectar o novo coronavírus. Dos testados até o momento, nenhum positivou para a doença.

E devido à cheia do rio, duas estradas de acesso ao distrito de Povoação apresentam pontos de inundação e estão interditadas; enquanto o acesso pela ES-010 – trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC) –, está comprometido, passando apenas veículos com eixo alto.

Alerta

Por conta das chuvas que incidem na Bacia do Doce, em Minas Gerais, a Defesa Civil Municipal continua em alerta, mantendo o esquema de plantão 24 horas para atender ocorrências e realizar o monitoramento nos pontos que podem ser afetados por inundações.

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.