Profissionais da UPA 24 Horas recebem treinamento para novos protocolos de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares realizou treinamento para médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA), 24 Horas do Bairro Shell, nesta quinta (02). Os profissionais receberam novas orientações sobre medidas de prevenção de urgência para serem utilizadas em situação de risco à infecção pelo HIV, vírus da hepatite B e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), dentro do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para profilaxia pós-exposição (PEP) de risco a essas infecções.

No treinamento, foi ajustado, por exemplo, quanto ao atendimento às crianças vítimas de violência sexual. De acordo com o que foi firmado, o primeiro atendimento será feito na UPA Infantil com todo o protocolo inicial, incluindo a prescrição e dispensação das medicações profiláticas iniciais. Depois, segue o acompanhamento subsequente no Programa Municipal IST/AIDS/Hepatites virais B e C, lotado no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (NAPS).

Os colaboradores participaram também da palestra “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”. A exposição foi feita pelo psicólogo do NAPS, Renato Zitenfeld Cardia.

A Unidade de Pronto Atendimento vai dispor de todo o apoio em relação às medicações e protocolos, conforme a Secretaria de Saúde. “É uma coisa nova para todos aqui, mas são novas ferramentas a serem colocadas à disposição dos usuários da UPA”, afirmou a diretora geral da UPA 24 horas de Linhares, Débora Moreira de Barros Tesch.

O treinamento para PEP foi ministrado pela farmacêutica Maria Helena Vetorazzi Menez e a enfermeira Gabriella Alcântara de Souza Maia, integrantes do Programa Municipal IST/AIDS/Hepatires virais B E C.

Nesta quinta, os colaboradores participaram também da palestra “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”. A exposição foi feita pelo psicólogo do NAPS, Renato Zitenfeld Cardia.