Meio Ambiente executa projeto de preservação de nascente e reflorestamento no bairro Vila Isabel

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam), dá continuidade ao processo de recuperação de uma nascente, com água cristalina, localizada no bairro Vila Isabel, próximo à elevatória do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) envolve uma série de serviços, que incluem a remoção de vegetação e plantio de espécies nativas, que contribuirão para proteção e conservação da nascente.

Antigo poço de água cristalina, construído pelos moradores para consumo da água. Foto: Semam/PML.

No local, as equipes realizam a remoção de mangueiras para posterior reflorestamento. Os trabalhos se estenderão com remoção de entulho e da vegetação que ainda resta. Todo o processo de recuperação da área foi comunicado aos moradores por meio de reuniões realizadas no bairro.

Conforme a Semam, durante a execução do projeto serão identificados possíveis lançamentos de esgoto clandestino na nascente, inclusive será realizado um trabalho conjunto com o Saae a fim de isolar o extravasor e evitar qualquer tipo de lançamento a partir da Estação Elevatória de Esgotamento Bruto (EEEB).

Sobre o PRAD

O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) é um estudo realizado em áreas que sofreram degradação pela ação do homem ou naturalmente. O plano especifica um conjunto de medidas, técnicas, ferramentas e materiais que assegurarão o restabelecimento dos ambientes desequilibrados e sem chance de recuperação natural.

Os métodos de recuperação são definidos de acordo com as características bióticas (seres vivos de uma comunidade) e abióticas (fatores não vivos do ambiente) da área, conhecimentos sobre o tipo de impacto causado, resistência das espécies selecionadas e sucessão ecológica secundária, ou seja, o desenvolvimento de uma nova comunidade.