Projeto social de capoeira transforma vidas e tem aulas gratuitas em Bebedouro

O projeto social ‘Capoeira Pandeiro de Ouro’ há 11 anos vêm fazendo a diferença e transformando a vida de moradores do distrito de Bebedouro, no interior de Linhares. Com aulas gratuitas, a iniciativa tem como fundamento usar os princípios da capoeira como estilo de vida, determinação e disciplina. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

Com aulas gratuitas, a iniciativa tem como fundamento usar os princípios da capoeira como estilo de vida, determinação e disciplina. Fotos: Felipe Tozatto.

O adolescente Murilo Lourenço de Souza, de 15 anos, já colhe os frutos depois que começou a frequentar as aulas. De acordo com os pais dele, já é nítida a mudança de comportamento em casa e na sala de aula. O próprio adolescente confirma os sentimentos dos pais, e garante que o projeto também transforma a vida de outros colegas.

“Antes de participar do projeto, eu vivia a maior parte do tempo na rua e não tinha interesse por muita coisa, não tinha responsabilidade com os estudos e às vezes não respeitava nem os meus pais. Foi a partir do momento que eu comecei a participar das aulas que minhas notas melhoraram e eu passei a ter disciplina e melhorei o meu convívio familiar. É um projeto transformador” afirmou o adolescente.

O adolescente Murilo Lourenço de Souza, de 15 anos, já colhe os frutos depois que começou a frequentar as aulas.

Outra adolescente, Thais Bento Correa, de 11 anos, participa das aulas de capoeira com muita dedicação de olho num futuro promissor. “Muitos lutadores de MMA começaram lutando capoeira. Por esse motivo, a cada aula eu busco aprender novos golpes e movimentos que fazem a diferença dentro do tatame. Espero um dia chegar ao nível profissional e trazer muitas alegrias para a minha família”, disse a adolescente que participa do projeto há dois anos.

Thais Bento Correa, de 11 anos, participa das aulas de capoeira com muita dedicação de olho num futuro promissor.

As aulas de capoeira acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 18 horas, num galpão que fica localizado na Rua José Joaquim dos santos ao lado do açaí do Aruba próximo a BR-101. Já nos dias de sábado, as atividades são realizadas a partir das 13 horas. Atualmente, o projeto atende 40 alunos.

O professor Nivaldo da Cruz Santos, mais conhecido como Hulk, destaca que o objetivo principal do projeto é educar essas crianças, adolescentes, jovens e adultos para trilharem o caminho certo, evitando que os mesmo entrem no mundo do crime.

“Quando criei o projeto em 2010 eu assumi a responsabilidade desta nobre missão. Graças a Deus ao longo desses anos sei que consegui ajudar muitas pessoas e hoje muitas delas têm o seu emprego e sua família construída. E isso não tem preço. É um trabalho que faço de forma voluntária e com muito amor em favor das pessoas desta comunidade que sempre me acolheram tão bem”, finalizou. 

Nivaldo da Cruz Santos, mais conhecido como Hulk, criou o projeto em 2010 na comunidade.

“É um projeto muito importante comandado pelo Hulck que por muitos anos vem transformando a vida de muitas pessoas em Bebedouro e em Linhares também. Além disso, é uma iniciativa que fortalece e resgata a cultura em nosso município. Sempre estaremos apoiando projetos que irão mudar a vida das comunidades”, reforçou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.

Como participar das aulas?

Para participar das aulas de capoeira é preciso ter no mínimo 6 anos de idade. Para fazer a matrícula é necessário ir até o local das atividades e preencher a ficha de inscrição. No ato da inscrição, é obrigatório levar uma foto 3×4 e comprovante de residência.

Menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsável.  Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (27) 99713-3467.