Escola do bairro Santa Cruz desenvolve Projeto de Extensão “Missão Alfabetização” em parceria com a Faceli

A Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, está desenvolvendo em parceria com o curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) o Projeto de Extensão “Missão Alfabetização”. O público-alvo são alunos do 5º ano que recebem reforço de alfabetização e letramento de forma lúdica e em ambiente fora da sala de aula. Os encontros acontecem todas as terças e quintas-feiras no turno matutino.

A professora de Ciências e coordenadora do projeto, Laís Anholetti Pompermaier, explicou que o projeto foi criado para atender alunos que vieram de outros estados e estão defasados, alunos repetentes e também da Educação Especial. O reforço é ministrado por acadêmicos do curso de Pedagogia da Faceli, do 6º e 7º períodos.

“De forma lúdica e fora das salas de aulas temos desenvolvido os encontros com o reforço de forma bem dinâmica. Já observamos uma melhora na autoestima dos alunos e o sentimento de que são capazes de acompanhar a turma. Sempre fazemos algo diferente e, como os alunos gostam muito de música e rimas trouxemos à escola cinco Mcs do município para mostrar que para montar as ‘batalhas de rima’ os meninos precisam ter conteúdo e conteúdo se aprende na escola”, disse a professora Laís.

O projeto seguirá até o fim do ano e é orientado pelos professores das disciplinas de Alfabetização e Estágio Curricular Supervisionado. Os acadêmicos do curso atuam como monitores com objetivo de contribuir com o processo de alfabetização dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, conforme explicou a professora da Faceli de Alfabetização, Márcia Perini Valle, que desenvolve o projeto junto a professora de Estágio Supervisionado Curricular II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Thalita Nunes Ruy Seibert.

“Esse projeto é importante, porque as acadêmicas de Pedagogia estão colocando em prática todos os fundamentos teóricos e metodológicos estudados no curso. Por outro lado, a Faceli cumpri uma função que é própria da instituição: contribuir com a comunidade. A unidade de ensino realizou um pedido e temos levado a nossa contribuição, auxiliando as professoras dos 5º anos com o reforço na alfabetização dos estudantes que com a pandemia não conseguiram se apropriar dos processos de leitura e escrita”, explicou a professora Márcia.