Prefeitura de Linhares registra furto de cabos de energia elétrica

Um crime contra o patrimônio tem sido registrado rotineiramente pela Prefeitura de Linhares. Trata-se do furto de cabos de energia elétrica, que tem comprometido o fornecimento em diversos pontos da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob), ao longo da Rodovia BR-101, 12 postes de iluminação pública tiveram o cabeamento furtado e estavam com as lâmpadas apagadas devido ao crime.

“Temos observado furtos de cabos de cobre de energia, que tem deixado os trechos da cidade no escuro. O material, que é altamente maleável, tem um grande valor de mercado – o que atrai os criminosos, que furtam os fios para venda”, informa o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

Na última quarta-feira, dia 15, foi registrado mais um furto de cabeamento, dessa vez na Avenida Samuel Batista Cruz, próximo à Avenida Tupinambás, no bairro Lagoa do Meio. No local foram furtados aproximadamente 1.000 metros de cabo de cobre de 16 milímetros do circuito do parque de iluminação pública.

Crime contra o patrimônio

O furto de cabos de rede elétrica se enquadra no crime contra o patrimônio público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além de o pagamento de multa, conforme o artigo 155 do Código Penal.

O Município pede aos cidadãos que denunciem casos de depredação e crimes contra o patrimônio público através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 190 da Polícia Militar ou no Plantão 24 horas da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no (27) 3171-4955.