Recolhimento de embalagem de defensivos agrícolas chega no Guaxe e no Farias nesta quinta-feira (2/9)

Os produtores do Guaxe e do Farias já podem separar suas embalagens de insumos e defensivos agrícolas que a ação itinerante para recolhimento vai estacionar nas duas comunidades nesta quinta-feira (2/9). No Guaxe, será no galpão do Zé Belizário, das 8 às 14 horas, e no Farias, na sede da Aprucof, das 8 às 15 horas. Nas duas ações realizadas em São Rafael e Japira foram recolhidas mais de 1,4 tonelada de embalagens.

Serão recebidas nos locais embalagens com a tríplice lavagem (recipiente lavado três vezes com água), as que estiverem furadas e com restos de produtos estocados no vasilhame ou vencidos. Nos pontos de coleta também serão recebidas embalagens flexíveis (plásticas) e caixas de papelão. Cada produtor poderá entregar o limite máximo de 300 embalagens.

O secretário de Agricultura, Franco Fiorot, informou que, conforme a legislação, é obrigatório o recolhimento dos recipientes vazios em uma unidade de recebimento autorizada pelos órgãos ambientais.

“O calendário itinerante faz parte do Plano Agro e acontece para facilitar a entrega das embalagens e evitar que o produtor se desloque até a sede da Assoagres, localizada no Rio do Norte, para efetuar a entrega.  A ação é tão importante para evitar a poluição e a contaminação do meio ambiente, além da preservação da saúde humana”, ponderou o secretário.

A ação é realizada uma vez por ano pela Prefeitura de Linhares, em parceria com a Assoagres e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), que são os responsáveis por esse recolhimento.

Próximas datas e pontos de recebimento:

2 de setembro

8h às 14h – Guaxe, no galpão do Zé Belizário

8h às 15h – Farias, sede da Aprucof

16 de setembro

8h às 15h – Desengano, galpão do Geraldo Himbert