Maquetes ilustram os biomas brasileiros para facilitar a fixação de conteúdo em escola do Interlagos

Os biomas brasileiros foram ilustrados por meio da criação de maquetes na Emef Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos. A metodologia foi aplicada para facilitar a fixação do conteúdo pelos alunos.

A professora de Ciências, Giulia Dayana Ponath Lucindo Campos, que desenvolveu o projeto, frisou que ao ensinar as características dos biomas do mundo, ou até mesmo dos biomas brasileiros, deparamo-nos com uma variedade de informações que deve ser trabalhada de forma a estimular o aluno.

“A metodologia apresentada tenta fazer com que os estudantes se sintam animados para conhecer tais características. Uma vez que estamos retornando de um contexto de pandemia com aulas em revezamento, seguindo os protocolos individuais e sem aglomeração, optamos por fazer um trabalho de maquete individual, para que os alunos se sintam motivados com aulas diferentes e atrativas”, explicou a professora.

O que são biomas?

A professora Giulia explica que os biomas podem ser definidos como um conjunto de ecossistemas terrestres com vegetação típica e um determinado clima predominante.

Exemplificou o bioma caatinga, localizado principalmente no Nordeste brasileiro, que se caracteriza pela presença de vegetação adaptada ao clima seco da região que possui índices pluviométricos muito baixos.