Fumacê reforça ações de combate a mosquitos Aedes aegypti na sede e interior de Linhares

O carro fumacê mantém os trabalhos de combate aos mosquitos na sede e no interior de Linhares. O itinerário é elaborado levando em consideração os bairros que apresentam maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, além do índice de infestação predial do mosquitos verificados nas pesquisas de monitoramento realizadas pelos agentes de endemias no dia a dia.

O fumacê é uma das ferramentas de prevenção de mosquitos utilizadas no Município e age somente sobre os insetos adultos que se encontram no local no momento da aplicação espacial de inseticida, não tendo ação direta em seus criadouros.

O fumacê aliado a consciência dos moradores vêm dando resultados. Ao longo de todo este ano de 2021 – de janeiro até agosto – foram 4.063 notificações de casos de dengue com 2.666 confirmações da doença. Em relação a 2020, há uma redução de 23% já que no mesmo período do ano passado foram 3.946 notificações e 3.383 pacientes confirmados com dengue.

Os bairros que lideram o ranking de mais casos confirmados são o Interlagos (703 casos), Santa Cruz (395) e Aviso (322). Nesta semana, por exemplo, o fumacê vai percorrer o distrito de Bebedouro (1/9), o bairro Colina, Olaria e o residencial Rio Doce, no bairro Aviso, nesta quinta-feira (2) e o distrito de Rio Quartel e o bairro Vila Isabel, na sexta-feira (3/9).

Nesta semana, o fumacê vai percorrer os bairros da sede e do interior do Município. Fotos: ecom/Prefeitura de Linhares.

Segundo o  Assessor Técnico Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, a ação do carro fumacê visa combater os mosquitos Aedes aegypti mas tem também boa eficácia quanto os pernilongos.

“A principal diferença entre eles está no fato de o Aedes voar abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos, e possuir hábitos diurnos, picando à noite apenas se tiver oportunidade. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite. Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito”, disse.

Tipos de fumacê – UBV Pesado

A técnica de UBV Pesado consiste em aplicação de inseticida em Ultra Baixo Volume (UBV), em gotículas que devem possuir entre 10µ e 25µ de diâmetro, apresentando um odor característico, mas pouca visibilidade, e formando uma névoa fina direcionada para os imóveis.

O objetivo é que os quarteirões sejam envoltos com a névoa para que o inseticida entre na casa das pessoas. É a técnica mais adequada para o controle do mosquito Aedes aegypti, que tem seus criadouros predominantemente no interior dos imóveis.

“Assim, os locais que serão trabalhados com esse procedimento são locais onde verificamos maior incidência de casos notificados de dengue, zika e chikungunya”, esclareceu Sérgio.