Alerta: 4,7 mil pessoas ainda não retornaram às unidades de saúde de Linhares para tomar a segunda dose da vacina

No início da semana esse número chegou a 5 mil pessoas; todas as unidades de saúde dos bairros e interior estão aplicando a segunda dose de todos os imunizantes

Em Linhares, 4,7 mil pessoas ainda não retornaram às unidades de saúde para completar o ciclo de imunização contra a Covid-19, que é fundamental para evitar o contágio da doença. Desde o início da semana, todas as unidades de saúde dos bairros e interior estão com doses de todos os imunizantes disponiveis para a primeira e segunda doses. A vacina é aplicada entre as 8 e às 16 horas.

No ato da vacinação é necessário apresentar a carteira de vacinação, o cartão do SUS ou CPF. A secretaria de Saúde destaca a importância do intervalo para a aplicação da segunda dose: 78 dias para Pfizer; 70 dias para a AstraZeneca e 28 dias para a CoronaVac.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, destacou que a segunda dose visa garantir a eficiência da imunização. “A partir da aplicação da segunda dose, as pessoas do grupo de risco terão maior possibilidade de evitar o contágio e o agravamento da Covid-19. Por isso é muito importante o controle dos dados de cada pessoa vacinada. O acompanhamento é diário para assegurar a vacinação dos grupos prioritários e seguir ampliando a imunização para outros grupos”, disse.

Até o momento, Linhares já aplicou 150.963 doses de vacinas na população. Deste total, 101.034 são da primeira dose, 44.404 da segunda, e 5.525 com a dose única.

Grávidas e Puérperas

A imunização de grávidas e puérperas com o imunizante Pfizer é feita exclusivamente na unidade de saúde do centro da cidade, localizada na Rua da Conceição, próximo à Praça 22 de Agosto, sempre às terças-feiras. Neste local, é aplicada tanto a primeira como a segunda dose.