Projeto no Mundo da Leitura é desenvolvido com alunos do distrito do Guaxe

O gênero musical “Madrinha da Borboletinha” foi dramatizado durante mais uma etapa do projeto “No mundo da leitura”, do Ceim Jean Carlos Bastos, no Guaxe. Na ocasião, a escola aproveitou a história contada, que tem o chocolate como uns dos destaques, para abordar sobre a importância da alimentação saudável, haja visto que recentemente foi introduzido um novo cardápio para crianças de até 3 anos da rede municipal, excluindo o açúcar das preparações e alimentos ultraprocessados.

O projeto, que tem por objetivo estimular o interesse por livros, é, além de uma forma de cuidado, atenção e carinho, uma importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança, conforme explicou a diretora Rosilene De Oliveira Reis.

“Os projetos de leitura proporcionam não só ao aluno uma forma prazerosa de aprendizagem e uma maneira de demonstrar sua autonomia e opiniões ao escolher um livro para ser lido e desenvolvido nas aulas. Eles ampliam as possibilidades de o professor explorar conteúdos de forma interdisciplinar e abordar temas variados e diversos, observando a evolução de cada aluno, suas preferências pelas leituras e analisando sua prática diária e o desenvolvimento do projeto”, disse a diretora.

Dentre as atividades programadas pela unidade de ensino durante a realização do projeto, que segue até o dia 10 de novembro, estão: Dramatização dos contos clássicos; Conversa informal sobre a história, destacando os valores e atitudes; Confecção de cadernos leitura e livros de parlendas; Receitas; Dobradura dos personagens; Confecções de jogos; Confecções de cartazes ilustrando as histórias; Além de cantigas.

A aluna Thalyta Benedita Nascimento Chagas, de 5 anos, estava toda empolgada durante a apresentação. “A bruxa deu dor de barriga por comer muito chocolate e não pode”, disse, entendendo a lição sobre o consumo de doce, abordado pelos professores durante a dramatização.

Durante todo o projeto a escola tem trabalhado os eixos ou parâmetros que englobam a Educação Infantil como o movimento, a música, as artes visuais, a linguagem oral e a escrita, a identidade e autonomia, natureza e sociedade e Matemática. Além de focar na Base Nacional Comum Curricular, que estabelece cinco campos de experiência: o eu, o outros e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; oralidade e escrita; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.