Escola do bairro Araçá faz desfile de abertura das Olimpíadas de Tóquio

Nesta sexta-feira (23), dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, no Japão, o Ceim Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá, organizou uma programação especial para celebrar o esporte com seus alunos. O evento está integrado ao Plano de Ação da unidade de ensino. O vice-prefeito Bruno Marianelli participou do evento.

O evento está integrado ao Plano de Ação da unidade de ensino. Fotos: Felipe Tozatto.

A programação aconteceu em dois momentos: às 7h40 e às 14 horas, com o desfile de abertura das olimpíadas, com a participação dos alunos, professores e demais funcionários, destacando, dentre outros pontos, modalidades esportivas e a torcida brasileira. Além disso, as crianças acompanharam a abertura oficial das Olimpíadas e a apresentação de atletas linharenses de jiu-jitsu Fábio Lucas da Silva Monteiro, Igor Correia e Michel Tomaturgo, da atleta de ginástica rítmica, Maria Luiza Guimarães Smassaro, que representou Linhares nos jogos da Juventude.

A diretora da escola, Silmara Zamprogno, pontuou que a participação dos estudantes nas Olimpíadas promove a ampliação de conhecimentos, desenvolvimento de raciocínio e acréscimo de uma experiência única. Informou, ainda, que na próxima quarta-feira (28/7), cada turma trabalhará uma modalidade, por meio de brincadeiras.

“O grande legado dessas experiências de interações na escola está na preparação para a vida. Por isso, apresentar, incentivar e estimular a participação em atividades práticas, como este momento sobre as olimpíadas na vida estudantil, iniciando com os pequenos na Educação Infantil, é pensar no futuro dos estudantes”, comentou a diretora.

No turno vespertino, além do desfile, o evento contará com a participação da Ana Maria Teixeira, mãe do linharense Vinícius Teixeira um dos atletas que representará a seleção brasileira de handebol, que iniciou sua carreira nos jogos escolares do município. Na ocasião, Ana levará medalhas do atleta e uma camisa.

A pedagoga Tânia Helena N. Salomão pontuou que o esporte está muito presente na nossa cultura, influenciando comportamento e transmitindo valores, e que a escola viu nesse evento uma rica oportunidade de aproximar os alunos da diversidade cultural existente no mundo, além de validar o espírito esportivo.

“Associado à exploração de experiências relativas ao esporte e às habilidades motoras e corporais, visamos tornar esse trabalho pedagógico mais dinâmico, promovendo caracterizações dos alunos envolvendo as modalidades esportivas olímpicas, vivências lúdicas com os mascotes de Tóquio e contato com atletas da nossa região, buscando inspirar nossas crianças, através das histórias de vida desses e o quanto vale à pena acreditar em seus sonhos e aspirações”, comentou a pedagoga do turno vespertino.

A pedagoga do matutino Elizete Gomes Santana foi a responsável pela organização junto das professoras do desfile como forma de levar conhecimentos culturais às crianças.

“A partir da sequência de atividades sobre as Olimpíadas, que consta em nosso plano de ação, buscamos oportunizar as crianças experiências de trabalharmos de forma lúdica para que elas construam sentido sobre esse tema mundial”, disse a pedagoga Elizete.

As crianças que estão sem máscara nas fotos são menores de 2 anos. Conforme Portaria Conjunta Sesa/Sedu Nº 02-R de 29 de setembro de 2020, em seu artigo 14, estabelece que crianças de 0 a 2 anos não devem utilizar máscaras.