Linhares celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com programação especial

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) realiza uma série de ações para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação diversificada vai conscientizar e engajar a comunidade em prol da preservação ambiental.

A programação terá início no dia 2 de junho, com o plantio de árvores na EMEF Samuel Batista Cruz (Caic), localizada no bairro Interlagos. A atividade ocorrerá durante os períodos matutino e vespertino, e vai contar com a participação de alunos e professores, que terão a oportunidade de contribuir diretamente para a ampliação da área verde da escola.

No dia seguinte, 3 de junho, a população terá a oportunidade de fazer um passeio ciclístico na Linha Verde. O evento, que é uma iniciativa da EMEF Samuel Batista Cruz, contará com a parceria da Vale na montagem de com uma tenda sensorial com a temática de floresta, que vai proporcionar aos participantes uma experiência imersiva e educativa sobre a importância das áreas naturais preservadas. A saída será às 8h, em frente a escola

No dia 5 de junho, uma exposição no centro da cidade vai apresentar os resíduos retirados da lagoa do Interlagos no último mutirão de limpeza realizado em parceria com a Loja Maçônica Vigilância e Progresso nº88. A exposição será das 9h às 15h, na esquina do Mercado Municipal.

No mesmo dia, às 19h, no anfiteatro da faculdade Anhanguera (antigo Pitágoras), será realizada a palestra “Ecossistemas Aquáticos Ameaçados: A Relação entre Lixo e Vida Marinha no Espírito Santo”, ministrada pelo professor da UFES, Fabian Sá. A palestra é gratuita e tem vagas limitadas. Os interessados podem fazer inscrição através do link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=G1eTeCxs70y02n1LJmoGJlcK_YJUkTtAkgwbFQmSJ2dUQVVLRzRCREpTNDZMTlpUMzBDV0NPQzlJTC4u&origin=QRCode

No dia 6 de junho, o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) do Jocafe recebe um bate papo sobre meio ambiente com a diretora de educação ambiental da Semam. Alunos e professores discutirão ideias sobre o assunto. Já no dia 7 de junho, é a vez da EEEFM Nossa Senhora da Conceição receber a paletestra “As Ações do Homem e o Desiquilíbrio Ecológico”.

Na semana seguinte, mas ainda como parte da programação, no dia 12 de junho, a empresa Brinox vai promover uma palestra para seus colaboradores sobre resíduos e meio ambiente. A iniciativa busca conscientizar e engajar os funcionários no compromisso com a sustentabilidade, incentivando boas práticas no ambiente de trabalho e além dele. Uma campanha também vai incentivar os colaboradores da empresa a realizarem a doação dos materiais reciclados gerados em suas casas para a Associação de Catadores de Meteriais Reciclados de Linhares (Acarli).

Encerrando a programação, no dia 17 de junho, será realizado um outro plantio de árvores. Desta vez no CEIM Chapeuzinho Vermelho.