Mês da Mulher: Linhares possui uma das maiores redes de proteção contra a violência da mulher no ES

O mês de março é considerado um mês de luta pelos direitos das mulheres. E pouca gente sabe: Linhares é um dos municípios do Espírito Santo que possui uma das maiores redes de apoio e proteção às mulheres em condição de risco pessoal e social, e que sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual.

A maior parte dos serviços oferecidos são vinculados à secretaria municipal de Assistência Social e funcionam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do bairro Interlagos.

Um dos projetos que integra esta rede de apoio e proteção é o ‘Homem que é Homem’, cujas atividades serão retomadas na segunda quinzena deste mês de março. Em Linhares, o programa teve início em 2017 e já atendeu mais de 240 homens supostos autores de violência doméstica, numa parceria com a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher (Deam).

Os encontros irão acontecer às terças-feiras, no Núcleo de Atendimento Socioeducativo (NASE), no Centro, sempre das 19h às 20 horas, e os homens têm o acompanhamento de uma equipe psicossocial e discutem temas como a Lei Maria da Penha, violência, relação amorosa e comunicação não violenta.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, o projeto contribui para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher, promovendo a prevenção por meio da construção de recursos e habilidades não violentas nas relações interpessoais, especialmente com os cônjuges e familiares.

 “É um projeto que mobiliza os homens pelo fim da violência contra as mulheres. Nossa expectativa é uma das melhores para o retorno dos atendimentos, pois é um instrumento de extrema importância que serve para reforçar nossas ações que garante os direitos das mulheres”, informou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

Atendimento no CREAS

Outro serviço que acolhe mulheres vítimas de violência em Linhares está instalado no CREAS. Lá, elas têm a disposição uma equipe técnica especializada para ofertar o atendimento à mulher em situação de violação de direitos. A equipe é composta por assistentes sociais e psicólogos.

No local, a mulher recebe atendimento periódico desta equipe e todo o acompanhamento é feito para que a mesma supere a situação de violação. A média mensal é de 40 atendimentos.

Para receber atendimento no CREAS, a mulher vítima de violência deve procurar o equipamento para fazer o seu cadastro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 17 horas.

Em Linhares, a sede do CREAS está localizada à Avenida Comendador Rafael, 2127, Colina. Diante de quaisquer dúvidas, os usuários devem entrar em contato pelo telefone (27) 3371-1732 ou e-mail creas@linhares.es.gov.br.

A gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Milla Pião Moreira explica que o intuito do CREAS é o de acolher a mulher e fortalecê-la para que a mesma rompa com o ciclo de violência. “Para isso, a equipe constrói junto à mulher um plano de atendimento onde as demandas são identificadas para que os devidos encaminhamentos sejam realizados”, explicou.

Violência Contra a Mulher em Linhares

Em Linhares, mais de 1.500 mulheres sofrem algum tipo de violência durante o ano.

Os atos de violência contra a mulher devem ser denunciados por meio dos telefones 180 da Central de Atendimento à Mulher, do 181 do Disque Denúncia ou pelo 190 da Polícia Militar.