Prefeitos de nove cidades se unem para garantir a ampliação dos serviços da Rede Cuidar

Um documento será assinado pelos prefeitos que integram a Rede Cuidar Região Central e será encaminhado ao Governo do ES solicitando participação para que os serviços da rede cuidar sejam ampliados.

A Rede Cuidar Região Central atualmente é responsável pelo acompanhamento do plano de cuidados de 1.843 pacientes referenciados no sistema compartilhado de gestão em saúde

Os prefeitos e secretários municipais de oito cidades capixabas que integram a Rede Cuidar Região Central, com sede em Linhares, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (20) para dialogarem sobre a manutenção e a ampliação da capacidade de atendimento da Rede, atualmente responsável pelo acompanhamento do plano de cuidados de 1.843 pacientes referenciados no sistema compartilhado de gestão em saúde, que envolve a atuação das prefeituras municipais, governos do Estado e Federal.

Em decorrência da pandemia foi registrada uma demanda reprimida de consultas, exames e atendimentos que precisaram ser viabilizados via Rede Cuidar. Com isso, houve a necessidade de ampliar  os serviços ainda em 2020, aumentando assim a quantidade de atendimentos para mais de 3 mil procedimentos por mês.

Considerando a qualidade nos serviços, há capacidade instalada da unidade para realizar um número maior de atendimentos para que os pacientes destas nove cidades continuem sendo assistidos nas diversas especiliadades médicas, com a realização de exames oferecidos na Rede.

A origem deste recurso foi a pauta do encontro que tratou  de apresentar alternativas para manter a ampliação dos serviços com a  qualidade no atendimento à população. A primeira delas,  será uma solicitação, dos oito  gestores presentes, ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, solicitando a garantia da ampliação serviços.

Mas, os municípios também se mobilizaram para buscar alternativas para garantir o acréscimo na quantidade de procedimentos a serem atendidos. Todas estas alternativas também serão tratadas numa reunião junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na próxima semana com a participação dos representantes municipais.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou os benefícios e a qualidade dos atendimentos da Rede Cuidar.

“A Rede Cuidar Região Central foi criada em 2018 para regionalizar a Saúde Pública e melhorar a qualidade de vida da população capixaba que vive no interior, evitando o deslocamento dos pacientes para a Grande Vitória, e deu muito certo. Nós nos unimos para oferecer melhor assistência médico-hospitalar à população, com custos menores. Temos que ser criativos em um período de escassez de recursos públicos, mas não podemos comprometer os atendimentos à população. Tenho certeza que o Governo do Estado estenderá a mão para nos ajudar, mas em caso contrário saímos daqui com a certeza de que este valor será custeado pelos municípios”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

“Saúde é algo caro e difícil em qualquer lugar do mundo. Por isso, é necessário que Governo e municípios se unam para fazer essa força, atendendo melhor a população, indo além da atenção básica. Saúde é prioridade e se for preciso eu paraliso qualquer obra no Município para garantir a continuidade dos atendimentos da Rede Cuidar”, afirmou o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços ofertados na Rede.

A expectativa do prefeito de Governador Lindenberg, Leonardo Finco, é de que o consórcio de saúde promova melhorias que não seriam viáveis sem a união entre os municípios. “Este é um momento muito importante. Sabemos que muitos municípios não têm capacidade financeira de ofertar determinados serviços de saúde, mas a partir do momento que se unem, esses municípios passam a ter essa condição. Governador Lindenberg vai acatar a decisão de todos para a manutenção destes serviços “, destacou o gestor.

Participaram do encontro os prefeitos de Linhares, Guerino Zanon; de Sooretama, Alessandro Broedel; de Marilândia, Gutim Astori; de Governador Lindenberg, Leonardo Finco; de Águia Branca, Jailson José Quiuqui, e de Vila Valério, David Pires Ramos; além dos gestores de saúde dos respectivos municípios.