Alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal participam de simulado para avaliar educação em Linhares

Teve início nesta quarta-feira (21/7) a aplicação do “Simulado Municipal 2021 do 6º ao 9º ano”. Mais de 2,9 mil alunos das escolas da Prefeitura de Linhares vão participar do simulado que visa identificar habilidades ainda não consolidadas e que precisam ser retomadas, além de verificar a evolução dos conhecimentos adquiridos durante a pandemia e a partir dos resultados traçar ações para resgatar os conteúdos que ainda não foram aprendidos.

O simulado segue nesta quinta-feira (22), e depois nos dias 28 e 29 de julho e 4 e 5 de agosto. Os resultados serão consolidados no dia 20 de agosto e encaminhados aos profissionais da rede municipal. Ao todo são 20 questões de Língua Portuguesa e outras 20 de Matemática, com duas horas de duração, para os estudantes que optaram pelo revezamento presencial.

As provas estão sendo aplicadas por professores de turmas diferentes para não haver envolvimento do vínculo professor e aluno, garantindo assim a fidedignidade dos resultados. “Com o diagnóstico entenderemos a real situação do aluno, quais conhecimentos e dificuldades ele tem para, a partir daí, traçarmos um plano para explorar suas habilidades e trabalhar a aprendizagem”, disse a professora da disciplina de Língua Portuguesa, Carla Andressa da Silva Dutra.

O Simulado foi organizado pela equipe Pedagógica do Ensino Fundamental e contou com apoio de professores de Língua Portuguesa e Matemática na revisão das questões avaliadas, da Secretaria Municipal de Educação.

A diretora da Emef “Samuel Batista Cruz”, o Caic, Cátia Cirlene Macete dos Santos, pontuou a importância do simulado, principalmente nesse momento em que o país enfrenta uma pandemia. “O resultado do diagnóstico auxiliará as escolas da rede municipal no desenvolvimento de novos projetos e na retomada dos conteúdos que o aluno precisa aprender com mais convicção”, disse a diretora.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Lazarela Guasti de Moura Renon, informou que as questões foram elaboradas pela Secretaria de Educação, com banco de questões de outras avaliações externas, dentro das habilidades que são trabalhadas em cada ano.

“Nossos alunos ficaram praticamente um ano e cinco meses sem frequentar diariamente as salas de aula e o simulado vai servir como diagnóstico de quais habilidades precisam ser trabalhadas a fim de nortear as estratégias para aplicação dos conteúdos, minimizando os impactos causados pela pandemia. Outros simulados acontecerão para dar continuidade a este trabalho de acompanhamento”, pontuou a coordenadora.