Chuvas: força-tarefa realiza limpeza e desobstrução de bueiros em diversos pontos de Linhares

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Linhares montou uma força-tarefa com o objetivo de desobstruir bueiros e galerias durante o período de chuvas. As equipes de trabalho atuam em vários pontos da cidade, que necessitam de intervenções.

Entre os serviços realizados estão a limpeza de vias públicas, com a remoção de resíduos e sedimentos, desobstruções de bueiros e galerias, reparo em grelhas, manutenção em rede de drenagem pluvial, além de análise técnica destes locais.

Limpeza na região do bairro Shell. Fotos: Felipe Tozatto/PML.

“Com a previsão de fortes chuvas para o município, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos intensificou a limpeza preventiva e corretiva de desobstrução mecânica e manual na rede de drenagem pluvial a fim de evitar pontos de alagamento e minimizar os efeitos da chuva”, informa o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

De acordo com a Semob, materiais plásticos como garrafas e sacolas são os principais resíduos encontrados em bueiros e galerias. Outros itens também são coletados durante as ações de limpeza, como pneus, móveis velhos, galhos de árvore e entulhos nas vias, que reduzem a área de vazão da água, com risco de transbordamento.

Contribuição

Os cidadãos podem contribuir na manutenção de ruas e avenidas e evitar alagamentos no período chuvoso. Para isso, basta acondicionar os resíduos sólidos urbanos (RSU) apenas nos dias em que o caminhão da coleta passar e, preferencialmente, em sacolas, lixeiras ou contêineres. Outra medida preventiva é que a população não descarte qualquer tipo de lixo em vias públicas e calçadas.

As demandas de limpeza e manutenção no sistema de drenagem pluvial podem ser registradas por meio do telefone (27) 3372 2117.