Saúde: Linhares inaugura base do Samu 192 e amplia atendimentos de urgência e emergência na região

Com três ambulâncias – duas de Suporte Básico de Vida e uma Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel), a base do SAMU Linhares funciona na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses, no bairro Três Barras e estará disponível a uma população de quase 250 mil pessoas. Fotos: Secom/Felipe Tozatto.

Começou a funcionar nesta segunda-feira (15) o Serviço Médico de Urgência, o Samu 192, que será referência para o atendimento de pacientes de Linhares e mais seis municípios que integram o Consócio Intermunicipal de Saúde Polinorte: Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e São Roque do Canaã.

Com três ambulâncias – duas de Suporte Básico de Vida e uma Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel), a base do SAMU Linhares funciona na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses, no bairro Três Barras e estará disponível a uma população de quase 250 mil pessoas. O Samu foi implantado numa parceria do Governo do Estado com as prefeituras, via Consórcio Polinorte.

O serviço pode ser acionado através da Central 192, que ficará à disposição da população de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias da semana. Cerca de 50 profissionais de saúde atuam no novo serviço regional. São médicos reguladores, médicos intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e telefonistas assistentes. A equipe passou por semanas de capacitações sobre atendimento em urgência e emergência.

O secretário municipal de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles, explica que a nova estrutura vai permitir que a população seja atendida prontamente em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, com o objetivo de reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

“Trata-se de um marco para a saúde pública de Linhares e toda a região. A implantação do Samu vai fortalecer a retaguarda de atendimento de urgência e emergência, pois reorganiza todo o fluxo de encaminhamento dos pacientes”, destacou Saulo.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, lembrou a importância da consolidação deste serviço para os municípios que integram o Consórcio Polinorte. “É de fundamental importância porque ele cria um sistema de urgência e emergência eficiente, que vai gerar melhoria no sistema. Veio para coroar uma grande ação coordenada, que envolveu prefeitos, as secretarias de Saúde, o Governo do Espírito Santo. Um verdadeiro exemplo de que quando a gente coopera, a capacidade de organizar fica muito maior. Precisamos de ações como esta em todo o Estado porque a população só tem a ganhar”, declarou o prefeito.

Mais assistência em urgência

Com a nova estrutura, o Samu terá um serviço de informática integrado ao atendimento que permite identificar e mapear o número de ocorrências em cada região da cidade, e a freqüência com que acontecem. Com esse novo mecanismo implantado, o Samu terá uma espécie de tomador de pulso para identificar demandas da saúde, por meio de suas estatísticas.

“Dessa forma, o Samu vai trabalhar muito mais como um resgate ou socorro, servindo também de subsídio para orientar outras ações preventivas de saúde. E é dessa maneira que estaremos oferecendo um serviço de qualidade à população integrado com a atenção das equipes envolvidas. É um ganho para a população de Linhares e todas as demais cidades que integram o sistema Samu 912”, destacou subsecretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza.