Vigilância alerta para risco de aumento da proliferação do Aedes aegypti com o calor e chuvas em fevereiro

A Divisão de Vigilância Ambiental da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, alerta que o calor e as chuvas previstos para o mês de fevereiro podem aumentar a proliferação do Aedes aegypti em Linhares. A cidade encerrou o ano de 2020 com 3.804 casos confirmados da doença.

A cidade encerrou o ano de 2020 com 3.804 casos confirmados da doença. Fotos: Felipe Tozatto.

Nestas três primeiras semanas do mês de janeiro, o município registrou 11 casos confirmados de dengue, das 52 notificações.  Outros 41 estão em investigação. Não há nenhum caso notificado ou confirmado de zika e chikungunya. Das 11 confirmações estão concentradas entre os bairros Interlagos, Santa Cruz e Nova Esperança.

“Temos que intensificar os cuidados com o aumento da presença do mosquito, porque o calor acelera o ciclo de vida do inseto”, alerta a supervisora Geral de Endemias da Vigilância Ambiental, Luzinete Urbano da Silva. Ela orienta, ainda, que a principal ação é evitar o acúmulo de locais com água parada, que é onde o mosquito transmissor das doenças, o Aedes aegypti, se reproduz.

Medidas de prevenção

O verão é a época do ano mais propícia para a circulação do inseto, em virtude do aumento da temperatura e chuvas. A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada da fêmea do mosquito, que tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo.

Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto.

Entre as medidas, recomenda-se:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

– Guardar pneus sob abrigos;

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Manter lixeiras fechadas;

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Os principais sintomas da dengue:

– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

– Dores musculares intensas;

– Dor ao movimentar os olhos;

– Mal-estar;

– Falta de apetite;

– Dor de cabeça;

– Manchas vermelhas no corpo;

– Ao apresentar os sintomas, é importante procurar uma Unidade de Saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita pela Prefeitura de Linhares por meio do SUS.