Educação: iniciada a construção da nova Emef Baixo Quartel

O projeto da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Baixo Quartel começa a ganhar forma com o início da execução das obras de infraestrutura. As intervenções integram o plano de investimentos realizados pela Prefeitura de Linhares, com vistas a melhorar a educação nas escolas de campo do município.

A obra está sendo realizada pela Prefeitura de Linhares com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 7,1 milhões. As obras da Emef Baixo Quartel acontecem após o Município doar uma área de mais de 9 mil metros quadrados, no distrito de Bebedouro, para que o Governo do Estado construa uma nova escola na região.

O plano de execução da nova escola contempla a construção de dez salas de aula; salas de leitura, artes e de informática; área administrativa; depósito; banheiros; refeitório; auditório; área para horta pedagógica; guarita; praça de vivência; playground; estacionamento para veículos, motos e bicicletas, e jardins. A nova escola de ensino fundamental de Baixo Quartel terá 2.128,34 m² de área construída em um terreno com 5.610,66 m².

Ao todo, após a conclusão das obras, 720 alunos que eram da rede estadual de ensino, serão atendidos pelo Município com um investimento anual de R$ 4,5 milhões. Por turno, a escola terá capacidade de atender 270 alunos do ensino fundamental, além de 90 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O processo de municipalização da escola ocorreu em 2019.

Para a presidente da Associação de Moradores de Rio Quartel, Therezinha Vergna, a nova escola representa uma oportunidade de as crianças, jovens e adultos terem acesso ao ensino de qualidade e a um espaço adequado, ou seja, mais humanizado para o desenvolvimento das atividades educacionais.

“É uma escola esperada há muito tempo. As famílias e os alunos estavam aguardando, torcendo para que essa escola saísse do papel. A outra estava inviável, não atendia a demanda da comunidade. E esse colégio tem uma importância enorme para a comunidade e é uma bênção de Deus, pois as crianças são merecedoras desse espaço, os profissionais também precisavam de um lugar mais humanizado, com condições de trabalho. Todos nós, que participamos dessa luta, estamos felizes”, disse Therezinha Vergna.

Já o presidente da Associação de Moradores e Produtores de Baixo Quartel (Aprombaq), Douglas Peruchi, destacou a importância da parceria entre Estado e Município para a concretização do projeto, que era tão ansiado pela comunidade e região.

“A escola está sendo uma base fundamental aqui dentro, e representa várias janelas de oportunidades que se abrem para o refrigério da comunidade, que lutou para que a escola chegasse ao ponto de hoje. E isso também é resultado da ponte construída entre o Município e o Estado, que gera credibilidade ao poder público junto à comunidade. A escola é resultado dessa união, e trará melhores condições para o professor atuar e onde os alunos se sentirão acolhidos. É uma nova história para a comunidade”, frisa Douglas Peruchi.