Linhares conta com mais de 60 câmeras de videomonitoramento que auxiliam na resolução de crimes no Município

Para reforçar as forças de segurança do município de Linhares, além de contribuir na segurança de comerciantes e cidadãos, cerca de 63 câmeras de videomonitoramento estão instaladas em pontos estratégicos, 13 delas no Centro da cidade.  De janeiro a julho deste ano, foram registradas 221 abordagens e algumas delas foram conduzidas para a polícia contribuindo assim na agilidade em apurar a ocorrência e evitar furtos, vandalismo, entre outros crimes. As câmeras de alta resolução têm alcance de 600 metros.

Ao todo, são 63 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. Fotos: Felipe Tozatto.

Das 221 abordagens registradas, 31 foram conduzidas para a polícia; ainda foram registrados 5 furtos e arrombamentos e 44 solicitações de imagens por órgãos competentes. Já a respeito do trânsito, neste mesmo período, a Central registrou 104 acidentes e 151 infrações.

Além de contribuir na segurança de comerciantes e cidadãos, o sistema de videomonitoramento é uma importante ferramenta na elucidação de crimes e na fiscalização de infrações de trânsito. A Central de Videomonitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, no Centro.

“As câmeras de videomonitoramento é uma ferramenta muito importante para auxiliar as forças de segurança do Município. As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos que nos ajuda a combater o crime e fiscalizar as infrações de trânsito, por exemplo. É um serviço indispensável na cidade”, afirmou o coordenador da Central de Videomonitoramento, Renato dos Santos Nogueira. 

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Coronel Jones da Silva Mattos, destaca que o sistema traz bons resultados desde sua implantação. “O sistema de videomonitoramento nos traz resultados positivos e já mostrou ser uma ferramenta na luta contra a violência na cidade. Nosso objetivo é continuar trabalhando para garantir mais segurança aos linharenses”, destacou.

Central de Videomonitoramento

Em Linhares são 63 câmeras distribuídas estrategicamente entre a sede e o interior do município, com funcionamento 24 horas sob a vigilância de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho de monitoramento é contínuo e contribui para a resolução de crimes no município.

A Central de Videomonitoramento possui dez telas de parede e mais 20 telas de mesa, que exibem o cotidiano das ruas em alta definição, e permitem a visualização a 600 metros de distância. As câmeras, operadas por 23 servidores municipais, giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada. Neste período de pandemia, os servidores trabalham em regime de escala, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

Além do registro das imagens, qualquer caso que configure possibilidade de crime, como arrombamento, assalto, furto ou situação de risco à população também pode ser comunicado aos agentes da GCM pelo telefone 153, para que as equipes possam ser enviadas ao local.