Julho Amarelo: Naps realiza ação educativa sobre hepatites virais no centro de Linhares nesta quarta (8)

A ação aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (8) no centro de Linhares. Fotos: Felipe Reis.

Nesta quarta-feira (8), até às 16 horas o ônibus da saúde do Núcleo de Atenção e Promoção à Saude da Prefeitura de Linahres (Naps) estará estacionado na esquina do Mercado Municipal, no centro da cidade, para uma ação educativa sobre hepatites virais, alinhada à campanha “Saber salva! Hepatites virais tem cura. Faça o teste!”

Profissionais que atuam no programa farão panfletagem e distribuição de insumos, bem como orientações sobre os métodos de prevenção e como realizar os testes que detectam a doença, e reforça a necessidade das pessoas buscarem o diagnóstico precoce e prevenção da doença. Os testes, gratuitos, são realizados em todas as 35 unidades básicas de saúde do Município.

Os moradores foram orientados sobre os testes para detectar as hepatites virais que são realizados de graça nas 35 unidades de saúde do Município.

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para a forma crônica, que têm como principais complicações a cirrose hepática e o câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Causadas por vírus, constituem grave problema de saúde pública no mundo. Milhões de pessoas no Brasil podem ser portadoras desses vírus e não saber.

Em 2019, Linhares registrou 25 novos casos de hepatites, sendo 15 de hepatite B e 10 de hepatite C. Até o mês de junho deste ano, foram diagnosticados mais 7 casos de Hepatite B e 06 casos de Hepatite C.

“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites B e C e da vacina contra hepatite B, principal medida de prevenção da doença, já que a mesma encontra-se disponível para a população em geral em todas as 35 unidades de saúde do Município”, explica a diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti.

Kessy destaca que a maioria das pessoas portadoras não tem sintomas e não sabe que tem o vírus e que o está transmitindo. “Por isso, enfatizamos a importância de ações que reforcem a necessidade das pessoas buscarem diagnóstico e prevenção”, reforça.

O Naps de Linhares é a referência nas ações de prevenção e tratamento da doença.

Transmissão

A transmissão das hepatites B e C pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, alicates de unha, instrumentos para uso de drogas injetáveis (cocaína, anabolizantes e complexos vitamínicos), inaláveis (cocaína) e pipadas (crack).

Também pode ocorrer pelo uso de materiais não esterilizados para colocação de piercing e realização de tatuagens e por meio de acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise, em que não se aplicam as normas adequadas de biossegurança. Vale destacar que a transmissão pode ocorrer por intermédio de relação sexual desprotegida, daí a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

Programação Julho Amarelo

No dia 28 de julho será realizado em frente ao Naps, o dia D de combate às hepatites virais. Na presente ocasião, será disponibilizada uma tenda, com serviços de orientação e testagem, além da distribuição de panfletos educativos e insumos.