Contra coronavírus, Prefeitura de Linhares inicia testagem de taxistas e motoristas de ônibus

Entre esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), a Prefeitura de Linhares fará uma operação para testar cerca de 110 taxistas do município para o novo coronavírus. A coleta do material para o exame será feita num laboratório no bairro Conceição, por meio de agendamento prévio para evitar aglomerações.

A testagem também foi ampliada 280 motoristas de ônibus que atuam no transporte coletivo do Município, e será finalizada até a próxima sexta-feira, dia 10.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o objetivo da ação é o de monitorar o comportamento do novo coronavírus na cidade e oferecer maior segurança aos passageiros e motoristas, já que a prestação dos serviços é considerada essencial.

Os taxistas e os motoristas de transporte coletivo receberão uma senha para acessar o resultado do teste ou poderão retirá-lo no próprio laboratório. A expectativa é concluir a testagem na próxima sexta-feira (10).

Caso teste positivo, o taxista ou o motorista de transporte coletivo será monitorado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares e terá que cumprir o isolamento domiciliar, e, caso o médico recomende, o protocolo de medicamentos será sugerido.

De acordo com a Prefeitura, dos 8 mil testes adquiridos, a rede municipal de Saúde já realizou a coleta de 5.200 exames para detecção do vírus da Covid-19, por meio de testes rápidos swab  (antigeno AG) em pacientes internados, profissionais de saúde, profissionais de segurança, idosos de instituições de longa permanência (asilos), pessoas que trabalham nessas instituições e pessoas do grupo de risco, como pacientes com doenças crônicas e idosos.