Obras de infraestrutura da Avenida José Armani avançam 40% no bairro Linhares V e região

As obras de revitalização e reabilitação da Avenida José Armani – principal via de acesso à Região 5, que compreende os bairros Linhares V, São José, Boa Vista, Movelar, Planalto e Nova Esperança – já avançaram 40%. No momento está sendo reestruturada e ampliada a antiga rede de drenagem pluvial na avenida e imediações, além da de abastecimento de água.

No total, entre ampliação da rede de drenagem pluvial e revitalização da rede de abastecimento de água, são mais de 4.938,00 metros de tubulações. A nova tubulação da rede pluvial tem uma extensão de 3.538,00 metros com manilhas, variando entre 0,40m a 0,80m de diâmetro, e substitui as redes de drenagem existentes obstruídas e amplia a rede e pontos de captação em locais necessários, onde há acúmulo de água.

Concomitante ao serviço, na altura do bairro Movelar, as equipes finalizam a construção de caixas de captação de água, assentamento de meio-fios e nivelamento da via para, posteriormente, ser executada a camada de regularização com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e, por fim, a camada de capa asfáltica.

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado para que, em breve, possamos liberar o trecho para o tráfego. Nessa fase da obra, nossas equipes têm realizado a restauração da estrutura do pavimento, ajuste de nivelamento e plataforma da via e demais serviços complementares de drenagem e saneamento”, informa o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi.

De acordo com o projeto será realizada a pavimentação asfáltica de 27.247,05 metros quadrados da via; construídos de mais de 5,6 quilômetros de ciclovia, que será implantada na faixa de trânsito da esquerda sentido Avenida Samuel Batista Cruz (Rodovia BR-101) – Bairros, indo até o início da Avenida Lagoa Bonita, divisa com o bairro Nova Esperança; além de implantadas calçadas cidadãs.

Após a conclusão das obras, o trecho da via terá mão única da Rodovia BR-101 até o entroncamento da Av. José Armani com Rua Hilário Faé. A partir desse ponto, até o final do bairro Nova Esperança (início do bairro Planalto), a nova via terá duplo sentido totalmente reabilitada e dotada de ciclovia no centro (eixo da Avenida Lagoa Bonita).

Outras vias da região, que já estão em fase de obras de reabilitação e revitalização, são Avenida Cecília Meireles, Rua Vereador Crescêncio Firmino, Avenida Vanderli Conti, Avenida Otorino Grassi, Rua Hilário Faé, Avenida Lagoa Bonita, Avenida João Bonicenha, Avenida Jorge Amado, Rua Eduardo Prado e Rua Roberto Manilho.

Rotas alternativas

Em razão das novas intervenções, o trecho está interditado até o final das obras. Portanto, para acessar a Avenida José Armani, o motorista que trafegar pela Rodovia BR-101, poderá seguir pela Avenida Cecília Meireles, no bairro São José, e seguir na Avenida Vereador Crescêncio Firmino, passando pela Rua Hilário Faé, até chegar ao ponto não interditado da Avenida José Armani.

Os pontos de interdição e as rotas alternativas foram sinalizados com placas informativas para a orientação dos motoristas a fim de garantir um tráfego seguro. Nos pontos sinalizados, os veículos devem trafegar a 10 km/hora.