Covid-19: HGL ganha Unidade de Referência para Síndromes Gripais, com ambiente exclusivo para triagem de casos suspeitos de coronavírus

O Hospital Geral de Linhares passou a contar, a partir desta sexta-feira (3/7), com Unidade exclusiva de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19.  O espaço tem Sala de Triagem, Consultórios Médicos e de Enfermagem, Sala de Coleta para diagnóstico de Covid, Farmácia, Sala de Emergência e Sala de Aplicação de Medicamentos.

Anteriormente esses serviços eram realizados na Unidade Sentinela (UPA 24h do Bairro Shell). Com a transferência do setor pediátrico do HGL para a UPA Infantil, a Unidade Sentinela foi transferida para o hospital, localizado no bairro Araçá.

A medida vai permitir que os pacientes sejam atendidos com maior rapidez e agilidade, pois o HGL possui serviços essenciais e indispensáveis no protocolo de atendimento, como Raios X, laboratório e leitos para internação, facilitando o atendimento integral às necessidades dos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

A equipe de profissionais será a mesma que atendia na Unidade Sentinela que funcionava na UPA 24h no bairro Shell, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e apoio administrativo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles, a transferência dos serviços com a manutenção da equipe especializada no diagnóstico e tratamento do Covid, garantirá atendimento seguro, eficaz e resolutivo aos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19.

“As mudanças realizadas irão permitir reestruturar o HGL que terá um andar exclusivo para atendimento aos pacientes que necessitam de internação. Nesse andar exclusivo para pacientes Covid-19, 20 leitos de UTI já estão funcionando. Além desses, serão implantados mais 25 leitos de enfermaria para Covid-19, que deverão ser entregues nos próximos dias”, destacou o secretário.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou que a Unidade de Referencia para Sindrome Gripal do HGL conta com uma estrutura moderna e capacitada, que já abre suas portas com a missão coletiva de enfrentar a COVID-19 e garantir o cuidado a quem precisa.

“A gente tem se esforçado ao máximo para entregar novos serviços nesse momento de pandemia e o hospital é muito representativo para a rede de saúde de Linhares” salientou o prefeito, que aproveitou para reforçar a importância do isolamento social e da colaboração da população nesse momento em que é preciso evitar a contaminação pelo novo coronavírus e a lotação dos leitos do hospital.

“Linhares dá exemplo de referência para o setor médico e para lembrar a população para ficar em casa, se proteger e contribuir para que a taxa de isolamento possa crescer e o índice de atendimento, aqui, ser feito de forma correta e adequada, salvando vidas, como é a expectativa deste hospital”, disse a coordenadora da Unidade Referência para Síndrome Gripal no HGL, Fernanda De Carli.