Barragem do Farias: 70% dos serviços já foram concluídos

A barragem do Farias, esperada há mais de 12 anos pelos produtores da região, está com 70% dos serviços de construção concluídos. O reservatório tem capacidade para armazenar aproximadamente 38 milhões de litros d´água e 4,8 hectares de área alagada. A barragem será concluída na segunda quinzena de julho.

Esse é o 13° reservatório construído dentro do Programa Municipal de Conservação de Solo e Água, e beneficiará diretamente sete propriedades rurais. Outras duas barragens já foram entregues aos produtores da região.

“A região do Farias é uma das mais complexas na questão de recursos hídricos. Os produtores já passaram muitas dificuldades em época de seca, chegando a perder a produção. Essa barragem vem trazer mais segurança, visto que a região é muito produtiva e necessidade desta reservação, principalmente para enfrentar possíveis períodos de falta de chuva”, disse o diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon.

Além das barragens, 970 caixas secas, aqueles reservatórios escavados implantados às margens das estradas, para reter a água da chuva e os sedimentos sólidos que iam parar nos mananciais, foram construídos até o momento no Farias. As operações de manutenção das caixas secas estão previstas para este mês de junho.

O projeto de construção das barragens faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, e foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Reservatórios construídos

Em 2019, foram construídas no primeiro edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo oito barragens: três em Desengano, duas em Baixo Quartel, duas no Farias e uma em São Rafael, beneficiando diretamente 40 produtores rurais.

Nessa segunda etapa são seis: quatro no distrito de São Rafael (todas finalizadas), uma no distrito do Farias e outra no distrito do Rio Quartel, atendendo diretamente 25 famílias. A previsão é que sejam concluídas em agosto.