Prefeitura entrega novos uniformes para profissionais de saúde do HGL

Aproximadamente 800 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem receberão os novos uniformes adquiridos com recursos próprios da Prefeitura. A entrega também está alinhada à mais uma medida de enfrentamento ao novo coronavírus no Município. A fim de evitar aglomerações, a entrega aconteceu atendendo todas as normas técnicas de segurança preconizadas pelos órgãos de saúde.

Em continuidade a política de melhorias para a área da saúde de Linhares, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, entregou na manhã desta quarta-feira (3) o novo enxoval de uniformes para os profissionais que atuam no Hospital Geral de Linhares (HGL). A entrega foi feita pela subsecretária de Saúde de Linhares, Sônia Dalmolin de Souza.

O uso do uniforme hospitalar é permitido apenas em ambientes de acesso restrito e especializado do HGL, por exemplo: pronto – socorro, enfermarias, centro cirúrgico, UTI, como meio de proteção individual dos profissionais. As peças não devem ser usadas pelo profissional fora do estabelecimento e são higienizadas na própria lavanderia do hospital e entregues limpas a cada plantão.

 “Assim que chega ao HGL o profissional recebe o uniforme que vai usar durante a jornada de trabalho. Antes de sair do hospital, o servidor retira o uniforme, que será higienizado no próprio hospital. Esta medida dá ainda mais segurança e proteção à saúde dos pacientes atendidos, dos nossos colaboradores e também para as pessoas que terão contato com eles após o trabalho”, ressaltou a diretora do HGL, Bernadete Braz.

A subsecretária de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, destacou que a padronização dos uniformes é parte do planejamento de organização e melhoria na qualidade das condições de trabalho, promovido pela Prefeitura. “Na verdade, a padronização através dos uniformes, além de ser uma questão de higiene, também facilitará, as identificações visuais dos funcionários do Hospital”, afirmou.

Romolo Subtil dos Anjos é enfermeiro e atua no pronto socorro do HGL. “É uma medida positiva em vários sentidos. Além de proteger o servidor e o paciente, os novos uniformes representam uma forma de organização e identificação do profissional”, frisou.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, reforçou a importância da ação. “Diversas ações estão sendo tomadas pela prefeitura no enfrentamento ao coronavírus, e esta é mais uma iniciativa no sentido de promover ainda mais segurança e prevenção no ambiente hospitalar e, também, fora dele. O uniforme será usado apenas no hospital, o que reduz a chance de contaminação, e ainda identifica nossas profissionais contribuindo para um melhor atendimento”, ressaltou.