Prefeitura inicia construção de barragem no distrito do Farias

A Prefeitura de Linhares deu início na terça-feira (2), à construção da 13° barragem do Programa Municipal de Conservação de Solo e Água, da Secretaria de Agricultura. O reservatório, esperado há 12 anos pelos moradores do distrito do Farias, beneficiará diretamente sete propriedades rurais e tem capacidade para armazenar aproximadamente 32 milhões de litros d´água e 4,8 hectares de área alagada.

O produtor rural José de Melo comentou sobre os tempos difíceis que a comunidade já enfrentou por causa da escassez de água. “Nós aguardávamos esse sonho se concretizar há mais de 12 anos. Hoje, o que o produtor mais almeja é reservar água, porque sem ela não há produção. Anos atrás passamos por períodos muito difíceis de seca e se tivéssemos essa barragem teria amenizado a situação”, falou.

“Farias é uma das regiões do município que mais sofre com a questão hídrica em período de falta de chuva. Na seca de 2015, foi a região que mais sofreu com a escassez de água, por isso tem sido uma das prioridades do programa. Inclusive, já construímos por lá 970 caixas secas e essa é a terceira barragem desde 2017”, disse o secretário de Agricultura, Franco Fiorot.

O projeto de construção das barragens faz parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo, e foi desenvolvido conforme estabelece o processo técnico da legislação ambiental, com aprovação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) que é o órgão fiscalizador.

Reservatórios construídos

Em 2019, foram construídas no primeiro edital do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo oito barragens: três em Desengano, duas em Baixo Quartel, duas no Farias e uma em São Rafael, beneficiando diretamente 40 produtores rurais.

Nessa segunda etapa são seis: quatro no distrito de São Rafael (todas finalizadas), uma no distrito do Farias e outra no distrito do Rio Quartel, atendendo diretamente 25 famílias. A previsão é que sejam concluídas em agosto.