Coronavírus: 280 moradores de Linhares são testados para Covid em primeira etapa do Inquérito Sorológico

Para identificar o percentual da população de Linhares que já teve contato com o novo coronavírus (Covid-19), 280 moradores do Município foram testados, na primeira fase do Inquérito Sorológico, que teve início na quarta (13) e finalizou nesta sexta-feira, dia 15. No total, 7 (sete) bairros foram contemplados. Para aplicação do inquérito, profissionais – devidamente uniformizados e equipados – foram até as residências do município.

As áreas escolhidas seguem o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram determinadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Durante o inquérito foram registrados dois casos positivados da doença, que estão em isolamento domiciliar. Os dois casos ainda não foram registrados no Painel Covid-19 – Estado do Espírito Santo.

O inquérito será aplicado em quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. Os bairros percorridos nesta primeira etapa foram: Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar.

Os participantes dos testes são escolhidos através de um sorteio realizado no momento da entrevista, em suas próprias residências. Linhares foi uma das dezenove cidades selecionadas para participar do estudo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meireles, o Inquérito vai auxiliar o Município no planejamento de estratégias para novas medidas de restrição, caso sejam necessárias para conter o avanço do coronavírus no Município.

“Esses dados vão permitir um diagnóstico atualizado e, com isso,  planejar as medidas de combate à epidemia: com avaliação de outras ações que poderão ser implantadas, de acordo com a necessidade apresentada no diagnóstico.  Com estas informações será possível o Município dialogar junto aos segmentos de classe e entidades representativas para definir novas estratégias para enfrentar e combater a transmissão do coronavírus”, disse.

Formulário

O formulário é preenchido eletronicamente por celulares cedidos pelo IBGE. Cada equipe conta com um aparelho com aplicativo destinado exclusivamente para o Inquérito Sorológico.

Inquérito Sorológico

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Nesta primeira etapa, foram visitadas residências em 19 municípios.

São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

São realizados sorteios para escolha de regiões dentro de cada município, assim como para a escolha do domicílio e do cidadão que participará do questionário a ser aplicado por técnicos da saúde. No caso do paciente sorteado ser positivo, os demais moradores do imóvel serão testados, entretanto, a notificação para o inquérito será do residente entrevistado.

Além disso, se a equipe encontrar residentes com sintomas respiratórios, independentemente do resultado do teste, essa pessoa será orientada ou, se necessário, encaminhada para o atendimento em unidade referenciada.