Coronavírus: coleta de lixo domiciliar e de entulhos segue normalmente em Linhares

Uma das orientações da secretaria de Obras e Serviços Urbanos é que os moradores utilizem os contêineres instalados nas principais avenidas do Município. Foto: Felipe Reis.

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, as coletas de lixo domiciliar e de entulhos continuam normalmente em Linhares, de acordo com o cronograma previamente determinado pela secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Todos devem manter o acondicionamento do lixo domiciliar e dos resíduos sólidos (entulhos) para recolhimento, pois os caminhões estão passando em todos os bairros. Na semana passada, a Semob divulgou o calendário de recolhimento de entulhos do mês de abril e solicita que o morador não dispense nenhum tipo de resíduo sobre as calçadas e ciclovias. O morador que desrespeitar pode pagar multa de R$ 234,75, conforme os termos do Código de Obras e Postura do Município.

” Alguns ajustes foram necessários para minimizar o impacto para a população. Redução da carga horária, revezamento de trabalhadores, escalas, atestados para colaboradores com sintomas da gripe, afastamento dos servidores com mais de 60 anos, dentre outras medidas foram tomadas para que os serviços não sejam paralisados. Mas lembramos que são primordiais o apoio e a colaboração de todos em um momento tão difícil pelo qual estamos passando”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.

O secretário também pontuou que desde o início das pandemia, reforçou a exigência do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientou todas as terceirizadas sobre a higienização dos automóveis e ferramentas de trabalho com álcool.