Prefeitura pede e donos de bares e restaurantes reforçarão medidas contra o coronavírus

A Prefeitura de Linhares esteve reunida com representantes de bares e restaurantes de Linhares que integram a Câmara Setorial de Gastronomia (Caseg). O objetivo do encontro, conduzido pelo secretário municipal de Finanças e Planejamento, Bruno Marianelli, foi o de reforçar o pedido de medidas dentro dos estabelecimentos contra a proliferação vírus do novo coronavírus.

Uma das sugestões da Prefeitura foi a restrição na lotação dos estabelecimentos para conter o deslocamento da população, além da organização de suas mesas, com a distância mínima de um metro e meio das mesas.

Além disto, todos os estabelecimentos se comprometeram em instalar dispositivos de álcool em gel na entrada e nos ambientes compartilhados dos bares e restaurantes para a higienização das mãos, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Linhares, por lei, os estabelecimentos fornecedores de alimentos são considerados essenciais e por este motivo o Município não possui o poder de fechá-los.

“Espalhamos comunicados pelo restaurante avisando sobre a situação, disponibilizamos álcool gel no estabelecimento e oferecemos quando o cliente entra. Paramos de trabalhar com fila de espera e estamos posicionando as pessoas entre mesas vazias, para manter a distância”, explica Tiago Bacheti, presidente da Câmara Setorial de Gastronomia e proprietário de um restaurante no bairro Três Barras.

Nas redes sociais, os estabelecimentos também anunciaram as novas medidas ao público. “Mudaremos a disposição das mesas para manter uma distância mais segura entre elas. Reforçaremos e intensificaremos os processos de higienização do ambiente, de louças e cardápios. Guardanapos e sachês de açúcar serão disponibilizados para cada cliente”, diz Ramon Carriço, que possui restaurante no bairro Jardim Laguna. 

Pense se é necessário sair de casa

Em coletiva de imprensa realizada ontem, o governador de São Paulo, João Dória, afirmou que “neste momento não há razão para pânico ou medidas extremadas”. Mas se você apresenta sintomas de gripe ou resfriado ou faz parte do grupo considerado de risco (pessoas com mais de 60 anos, diabéticos e cardíacos), ficar em casa é a melhor ideia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Evite bares e restaurantes cheios

Estabelecimentos com muitas pessoas, especialmente em horários de pico, como almoço e jantar, podem aumentar as chances de exposição ao vírus. Tente escolher um horário mais tranquilo para comer e dê preferência a lugares que tenham mesas mais distantes umas das outras. Procure também manter distância das pessoas: isso evita que você contraia o vírus o espalhe a doença, caso esteja contagiado, mas não apresente sintomas.

Não divida a comida e utensílios

O hábito de compartilhar petiscos, especialmente em bares, deve ser evitado, de acordo com a OMS, que também recomenda não dividir copos, taças e talheres.

Aposte no delivery

A razão é óbvia: você não entra em contato com outras pessoas em restaurantes ou supermercados. Depois de receber os pedidos, porém, é importante lavar bem as mãos antes de comer e higienizar qualquer utensílio ou objeto que tenha sido entregue.

Lave as mãos, sempre

De acordo com a OMS, lavar as mãos com frequência com água e sabão por pelo menos 20 segundos ainda é a melhor maneira de matar os vírus que podem estar alojados em suas mãos. Caso não seja possível, use álcool gel. Além disso, evite tocar o rosto, pois a boca, nariz e os olhos são portas de entrada para o coronavírus, caso suas mãos estejam contaminadas.