Alunos da rede pública visitam batalhão da Polícia Militar de Linhares e passeam em carros da PM

Em comemoração ao 3º aniversário do 12º Batalhão da Polícia Militar de Linhares, aproximadamente mil alunos da rede municipal de ensino realizaram o "Recreio no Quartel" nesta quarta-feira (12). A atividade faz parte da agenda do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Pela manhã e à tarde, grupos de alunos conheceram parte da rotina dos policiais visitando a Central do 190 (onde são recebidas as ligações da população), as salas dos oficiais e passearam nas radiopatrulhas e em outros veículos da corporação. Eles também brincaram no pula-pula e assistiram a um filme do Proerd. Todos os estudantes ficaram empolgados e felizes durante o contato com os militares.

De acordo os instrutores do programa em Linhares, o sargento Rosivaldo Rangel Batista, e a cabo Maria Aparecida Viana, o principal objetivo do evento é estreitar os laços da polícia com as crianças e desmistificar a ideia de que a figura do policial trabalha somente para prender pessoas.  A relação contribui para a formação cidadã das crianças.

"A melhor parte de realizar esse trabalho é poder ensinar as crianças a escolher melhor suas amizades, fazer suas próprias escolhas e dizer não às drogas e à violência. Neste programa, explicamos aos alunos que são eles que vão tomar suas próprias decisões e que estas decisões vão refletir no futuro delas", enfatiza o sargento Rosivaldo.

Os instrutores explicaram que o foco do Proerd é a promoção da valorização da vida e o fortalecimento da cultura da paz. De acordo com eles, tudo isso contribui para a construção de uma sociedade mais saudável, feliz, e principalmente, segura.