Iniciada a segunda etapa de limpeza das lagoas urbanas do município

Desde a última semana, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), executa a segunda etapa do processo de limpeza das lagoas urbanas do município, que consiste na remoção de macrófitas (plantas aquáticas).

Os maquinários operam na Linha Verde, sentido bairro Interlagos. Posteriormente, os trabalhos serão estendidos à lagoa que compreende a ponte que liga o bairro Shell ao Interlagos; e às duas margens da lagoa situada entre a ponte que liga os bairros Interlagos e Araçá.

A primeira etapa dos trabalhos foi realizada nas duas margens da Linha Verde, sentido Jardim Laguna/Palmital. No local, ainda foram reinstaladas partes da cerca de contenção e realizados reparos no meio-fio no entorno da lagoa.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli, os pontos foram definidos por meio de inspeção e vistorias realizadas por equipe técnica às margens das lagoas. “Essas intervenções visam à conservação desses espaços com a remoção da vegetação invasora, que interfere negativamente na qualidade da água. Com essa manutenção será possível garantir o estabelecimento de suas características naturais”, explica.

Ainda, conforme o secretário, as equipes da pasta e do Departamento de Fiscalização e Posturas do município, vão intensificar as vistorias a fim de inibir as ligações irregulares de esgoto nos mananciais. O despejo clandestino configura crime ambiental e o valor da multa pode chegar a R$ 10 mil. As ações já são realizadas rotineiramente.

Macrófitas e esgoto clandestino

As macrófitas, popularmente conhecidas como plantas aquáticas ou aguapés, são encontradas no corpo hídrico devido à grande quantidade de material orgânico que é depositado nas lagoas por meio de esgoto clandestino. As plantas ficam na superfície da água e impedem que a luz solar chegue ao fundo da lagoa, provocando baixa na oxigenação.

E as lagoas das respectivas regiões, que serão atendidas com o projeto de limpeza, são alvos do lançamento de esgoto clandestino de imóveis. Em um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Linhares, várias ligações foram identificadas. Por se tratar de crime ambiental, o morador pode ser responsabilizado criminalmente e ainda pagar uma multa de até R$ 10 mil.

No ano passado, a autarquia realizou 1.324 ligações de esgoto no município, e 796 ligações de água.